Reunião dos(as) Aposentados(as) e Pensionistas contou com grande participação da categoria

0Shares
0 0

Na última quarta-feira (05/08) foi realizada a Reunião dos(as) Aposentados(as) e Pensionistas do SINTFUB, que contou com quase 60 participantes e aconteceu na tenda do sindicato – localizada na Praça Chico Mendes (campus Darcy Ribeiro da UnB).

O evento, realizado como atividade prévia ao XXI Congresso do SINTFUB, elegeu cinco delegados ao fórum do sindicato (que acontecerá no dia 26/08), além de ter debatido conjuntura política e aberto as inscrições para a viagem dos(as) aposentados(as) e pensionistas.

Abertura

Na abertura da Reunião dos(as) Aposentados(as) e Pensionistas, Flamarion Costa (Presidente da Asfub) fez uma apresentação no saxofone, com um repertório de clássicos da MPB.

Em seguida, a coordenadora geral do SINTFUB, Francisca Nascimento, pediu um minuto de silêncio em memória às vítimas de COVID-19 da UnB.

Uma saudação ao encontro foi enviada pelo mandato da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

Jurídico e conjuntura

Na sequência, a Assessoria Jurídica para causas trabalhistas do sindicato, representada pelo advogado Valmir Vieira de Andrade, fez uma explanação sobre os ataques às aposentadorias dos servidores públicos pelo Decreto nº 10.620/2021 e pela Portaria do Ministério da Economia nº 8.374/2021. Esses novos textos trazem normas que passam a centralizar as aposentadorias dos servidores junto ao INSS, dificultando as análises dos pedidos. Uma Adin requerendo a inconstitucionalidade do Decreto e da Portaria foi apresentada ao STF.

Valmir também destacou a necessidade de recadastramento (junto ao DGP da UnB) das decisões que originaram ações de causas trabalhistas nos contracheques dos servidores e abordou a tramitação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) – que passou da CCJ para uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

XXI CONSINTFUB

No ponto do próximo Congresso do SINTFUB, que será realizado em 26 de agosto, foram eleitos cinco delegados entre os(as) aposentados(as) e pensionistas presentes na Reunião.

Os delegados eleitos também acumularão a representação dos aposentados no Conselho de Representantes Setoriais e na Comissão de Comunicação dos Aposentados.

Passeio

Foi anunciado o passeio dos(as) aposentados(as) e pensionistas de 2021, que acontecerá na segunda quinzena de setembro e terá como destino Caldas Novas-GO.

Ficou aprovado que o passeio não terá custo para os(as) aposentados(as) e pensionistas sindicalizados. Acompanhantes que queiram ir serão custeados pelo sindicalizado que o levar. No caso de cuidadores, estes serão custeados pelo SINTFUB.

As inscrições dos interessados já podem ser feitas na sede do sindicato. Será exigida a vacinação contra COVID-19 (duas doses ou dose única). A saída será numa sexta-feira, com retorno num domingo – em datas a serem confirmadas. A expectativa é de fechar dois ônibus.

Imagens

Confira abaixo as imagens da Reunião dos(as) Aposentados(as) e Pensionistas de 05/08 disponíveis em nosso galeria de fotos:

Conteúdo relacionado

Mário Júnior

0Shares
0