SINTFUB em defesa da democracia na UnB e pela nomeação da reitora eleita

0Shares
0 0

O SINTFUB e toda a comunidade acadêmica da UnB intensificam a pressão pela nomeação e posse da chapa reeleita para a reitoria, encabeçada por Márcia Abrahão.

Uma mobilização no campus Darcy Ribeiro reuniu o SINTFUB, a ADUnB, o DCE e a APG na quarta-feira da semana passada (11/11), reunindo estudantes, professores e técnico-administrativos na defesa da democracia interna da UnB.

As eleições que deram a vitória à chapa Somar, composta por Márcia Abrahão e Enrique Huelva Unternbaumen, ocorreram em 25 e 26 de agosto, mas até o momento não houve nomeação da nova gestão.

O MEC tem como prazo para anunciar a nova gestão o dia 22 de novembro e as mobilizações na UnB vêm buscando preventivamente evitar que Bolsonaro defina um nome que não represente a escolha da comunidade acadêmica, que elegeu a chapa Somar com 54% dos votos.

A prática de Bolsonaro em burlar a democracia interna das Instituições Federais de Ensino (IFEs) e nomear gestores que não tenham vencido as eleições nas universidades públicas tem sido uma constante, tendo o Presidente já feito essa intervenção por 12 vezes – a mais recente na UFPB.

Além da movimentação de estudantes, técnico-administrativos e docentes da UnB em defesa da nomeação e posse da chapa eleita, toda a bancada de deputados federais e senadores do Distrito Federal assinou ofício encaminhado ao presidente da República com a demanda e, por meio de nota, a UnB informou que espera que a escolha da comunidade seja respeitada pelo Governo Federal.

Mário Júnior

0Shares
0