A mobilização dos servidores da UnB está se ampliando e a comprovação disso foi vista na Assembleia Geral do SINTFUB de 23/03, quando uma multidão tomou a Praça Chico Mendes e aprovou por aclamação o Estado de Greve do sindicato, inserindo nossa entidade na construção ativa do movimento grevista unificado do funcionalismo público.
Os presentes à Assembleia avaliaram a conjuntura nacional, a partir dos informes da Fasubra e do Fonasefe, que se reuniram no dia anterior (22/03) pela primeira vez com representantes do Governo Federal. O encontro das entidades de servidores com o Ministério da Economia provou que a pressão das bases, em cada local de trabalho do serviço público, tem repercutido e sido escutada por Bolsonaro e Guedes!
Durante essa avaliação, foi afirmado que o golpe de 2016, a PEC do Teto de Gastos (EC 95/2016), a aprovação da Reforma da Previdência (EC 103/2019) e o congelamento dos salários dos servidores (que já dura cinco anos) fazem parte de uma conjuntura retrativa de direitos à classe trabalhadora, mas que é possível derrotar o governo, como já foi feito na luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) no ano passado.
As alegações de Bolsonaro para que não haja reajuste esse ano são todas falaciosas e estão sendo rebatidas nas bases do serviço público. Há recursos de sobra para pagar a recomposição de 19,99% para todos os servidores, inclusive os aposentados, com a possibilidade de remanejamentos no orçamento atual de valores que não serão utilizados (como já aconteceu em anos anteriores) e que depois, ao final do ano, são destinados para pagar mais juros e amortizações ao sistema da dívida pública.
O que falta não é dinheiro, pois o Estado Brasileiro é rico. Falta vontade política para que o reajuste seja pago. E é aí que a pressão dos servidores é fundamental, como o SINTFUB tem defendido junto a sua base!
Além do Estado de Greve, a base do SINTFUB aprovou a participação nas vigílias que estão ocorrendo na Esplanada dos Ministérios, a construção do ato do Fonasefe de 30/03, o repúdio ao atraso de salários de motoristas terceirizados da UnB, a extensão da URP para todos os servidores da Universidade e a realização de uma nova Assembleia Geral, em 30/03.
Imagens
Confira abaixo as fotos da Assembleia Geral do SINTFUB de 23/03 disponíveis em nossa galeria: