Representantes de várias entidades do Fonasefe, dentre elas a Fasubra, se reuniram na manhã desta terça-feira (22/03) com integrantes do Ministério da Economia para cobrar a recomposição salarial de 19,99%, que já está com mais de dois meses de Campanha Salarial nas ruas.
Participaram da reunião integrantes da Asfoc-SC, Condsef, CUT, Fenasps, Fasubra e Sinasefe. Os servidores foram recebidos por José Borges de Carvalho Filho, coordenador geral de Negociação Sindical no Serviço Público e diretor interino de Relações de Trabalho do Ministério da Economia; e Leonardo José Matos Sultani, secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal.
Inicialmente, os representantes dos servidores comentaram as reivindicações unificadas do funcionalismo federal e os representantes do governo repetiram o discurso já conhecido, da não existência de recursos financeiros no momento.
A tônica do Fonasefe na reunião foi de reforçar a importância da abertura de mesa negociação com os trabalhadores, especialmente diante da deflagração de greve já informada ao governo, destacando a situação difícil enfrentada pelos servidores diante da inflação, da carestia extrema e da falta de reajuste salarial há vários anos.
Ao final da reunião, o Fonasefe informou à vigília de servidores que estava do lado de fora do prédio do Ministério da Economia, que o Governo Federal ainda não abriu uma mesa de negociação efetiva com os servidores e que dará respostas sobre uma possível abertura até o próximo dia 01/04 (sexta-feira).
Agora será preciso mais pressão, luta e disposição na construção do movimento de greve, para forçar o governo a abrir a mesa e atender o pedido de recomposição salarial dos servidores.
Relatório
Baixe aqui o relatório oficial do Fonasefe com o resumo político da reunião com o Ministério da Economia de 22/03 produzido pelos dirigentes sindicais que participaram da mesma (documento em formato PDF, tamanho A4, uma página).
Fotos
Confira abaixo as imagens da reunião de 22/03 com o Ministério da Economia disponíveis em nossa galeria: