Moção de apoio à luta dos vigilantes da UnB

0Shares
0 0

O XXI Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília, instância máxima deliberativa do SINTFUB, realizado na Praça Chico Mendes, campus Darcy Ribeiro da UnB, no dia 26 de agosto de 2021, manifesta por meio desta moção o seu irrestrito apoio à luta dos vigilantes orgânicos da UnB.

Os vigilantes orgânicos da Universidade têm prestado serviço essencial e ininterrupto à UnB. Mesmo no período mais crítico da pandemia de COVID-19, o trabalho presencial dos vigilantes orgânicos foi mantido, garantindo a segurança do patrimônio da Instituição.

Contudo, a realização deste trabalho passa por um estágio severo de precarização, colocando inclusive a vida dos trabalhadores em risco: a UnB não tem fornecido máscaras, álcool 70%, não faz higienização das viaturas ou caracterização das mesmas. Além disso, em plena pandemia, a gestão da UnB, por meio da Prefeitura Universitária, busca impor uma carga horária ilegal aos vigilantes orgânicos, na qual eles trabalhariam mais que 40 horas semanais.

Em meio a estes ataques, os vigilantes têm resistido, realizando assembleias setoriais periódicas; buscando apoios de parlamentares e de outras entidades classistas; aprovando e mantendo um Estado de Greve; e reivindicando seus direitos nas instâncias administrativas da UnB e jurídicas do Estado Brasileiro.

Registramos, por meio desta moção, o apoio dos delegados e delegadas presentes ao XXI CONSINTFUB.

Brasília-DF, 26 de agosto de 2021
XXI Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília

Mário Júnior

0Shares
0