Nesta quarta-feira (12/05) os vigilantes orgânicos da UnB realizaram uma Assembleia Setorial onde voltaram a denunciar a precarização das condições de trabalho, que inclusive coloca os servidores em situação de risco por conta da pandemia de COVID-19.
A Assembleia Setorial aconteceu em frente à Diretoria de Segurança (Diseg) e contou com um bom número de sindicalizados.
Debate
A assembleia foi aberta com os informes da reunião de ontem (11/05) com o prefeito universitário, Valdeci da Silva Reis, onde o coordenador geral do SINTFUB, Edmilson Lima, informou que não houve avanços para um entendimento mútuo e o atendimento da UnB às demandas dos vigilantes.
Diante disso, o representante da Assessoria Jurídica para causas trabalhistas do sindicato, o advogado Valmir Vieira de Andrade, explicou sobre a entrada do SINTFUB com a judicialização das demandas, visto o esgotamento do diálogo.
Valmir explicou, ainda, sobre a atual dificuldade para contatos com o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, visto que o mesmo só está realizando atendimentos de maneira remota; e garantiu o ingresso de um pedido de liminar por parte do SINTFUB para manter a jornada de pandemia dos vigilantes.
Reivindicações
Por unanimidade, foi aprovada a manutenção do estado de greve dos vigilantes – deliberado anteriormente na reunião de 31/03, na assembleia de 07/04, na assembleia de 14/04 e na assembleia de 05/05.
Os vigilantes reivindicaram (também por unanimidade):
- Manutenção da escala de pandemia
- Ingresso de Ação na Justiça (pedido de liminar)
- Atuação junto ao Ministério Público do Trabalho e junto ao Ministério Público Federal para suspender os atos da administração da UnB contra os trabalhadores
- Articulação com parlamentares que estão apoiando o movimento
- Construção de Audiência Pública no Congresso Nacional
- Nova assembleia em 19/05
Apoios recebidos
Além dos vigilantes da UnB, a AdUnB (por meio do seu ex-presidente, Luis Antonio Pasquetti) e os mandatos da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e da deputada distrital Arlete Sampaio (PT) marcaram presença e fizeram falas de saudação na Assembleia Setorial de 12/05.
Protocolo sanitário
Todos os presentes estavam de máscara no fórum – que aconteceu em local aberto – e mantiveram o distanciamento mínimo de 1,5m.
Imagens
Confira abaixo as fotos da Assembleia Setorial dos Vigilantes de 12/05 disponíveis em nossa galeria de imagens: