12/05: Dia Mundial do Profissional de Enfermagem

0Shares
0 0

Celebramos neste dia 12 de maio o Dia Mundial do Profissional de Enfermagem – data que homenageia o trabalho e a contribuição dos enfermeiros e das enfermeiras à sociedade.

A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos. E é em virtude do trabalho dessas pessoas que o Brasil – mesmo sem vacina e com um genocida na Presidência da República – conseguiu salvar milhões de vidas nesta pandemia.

A enfermagem é uma arte e o principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana. Por tudo isso que o SINTFUB registra os seus parabéns a todos os profissionais de enfermagem.

E renovamos, além das congratulações próprias desta data, nosso apoio aos enfermeiros e às enfermeiras que estão na luta pela aprovação do PL 2564/2020 no Senado Federal, que institui o piso salarial desses profissionais, além de regulamentar a jornada de 30 horas semanais.

Origem da data

O Dia do Profissional de Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir de decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros e Enfermeiras. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna.

No Brasil, o Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa em 1938, instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2956, de 10 de agosto de 1938. No entanto, atualmente é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Mundial do Profissional de Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Mário Júnior

0Shares
0