Moção de apoio e solidariedade à greve das trabalhadoras e trabalhadores da UnB

Shares
image_pdfimage_print

Publicamos aqui Moção da FASUBRA em solidariedade e apoio à greve na UnB e estimulando que os sindicatos da base da Federação também aprovem moções no mesmo sentido, para serem enviadas ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A FASUBRA Sindical, sempre na luta em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, expressa total apoio e solidariedade a greve das trabalhadoras e trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Brasília (UnB), iniciada em 20 de março de 2025.

A luta pelo imediato cumprimento do índice de 26,05% em folha de pagamento de todos os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília, conforme decidido no Mandado de Segurança nº 28.819, que tramitou no Supremo Tribunal Federal, representa não apenas a garantia de condições dignas para os servidores, mas também a preservação da qualidade da educação pública. No entanto, passados mais de quatro meses desde a decisão judicial, não houve cumprimento da mesma. A postura tecnicista e antidemocrática do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), ao ignorar a decisão judicial e propor medidas que reduzem salários e extinguem direitos, é inaceitável e merece ampla repulsa.

A greve reflete a ausência de alternativas diante do desrespeito às conquistas históricas da categoria. A FASUBRA reforça seu compromisso com essa mobilização, destacando que a defesa das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em Educação é fundamental para o futuro da UnB e para o respeito aos princípios da segurança jurídica e da dignidade no trabalho.

Pedimos para que todas as entidades filiadas manifestem publicamente o apoio a essa Greve na UnB, enviando moções para o Ministério de Gestão e Inovação no Serviço Público, com cópia para o SINTIFUB.

FASUBRA Sindical
Brasília, 3 de abril de 2025

Perci Marrara

Shares