O ex-reitor Cristovam Buarque participou na manhã desta terça-feira (19) do Ciclo de Debates “Diálogos com a História da UnB e suas Perspectivas de Futuro”, promovido pelo Sintfub. Ele fez uma defesa muito forte da educação de base como fundamento para salvar a educação brasileira e disse que isso pode, sim, nascer dentro das universidades. Figura importante na política brasiliense, Cristovam Buarque foi senador da República, governador do Distrito Federal e candidator à presidência da República, além de Ministro da Educação
O encontro com os ex-reitores, para contarem a sua trajetória da Universidade de Brasília é uma iniciativa do Sintfub, que pretende contar a história da UnB numa perspectiva transversal, a partir da atuação dos servidores e servidoras técnico-administrativos.
O encontro, aconteceu na manhã de terça-feira, dia 19 de setembro, no auditório Antonio Rodrigues. Cristovam se mostrou emocionado em estar com os servidores. “Fazia tempo que eu não vinha e fiquei muito satisfeito com o debate que se estabeleceu aqui, “diise ele.
Depois, explicou que “pediram que eu falasse sobre o futuro da Universidade, e aí eu aproveitei para dizer que, além do futuro, de departamentos que devem ser criados, ou novas áreas… disso eu não falei; eu quis puxar o papel da Universidade, hoje, para ela, em particular, que é ajudar para que tenhamos uma educação de base da máxima qualidade e igual para todos os brasileiros. Ou seja, a criação de um sistema único, público, nacional de educação no Brasil. Sem isso, nós vamos continuar com alunos que não estão preparados e o Brasil vai continuar desperdiçando cérebros. Eu chamei a Universidade para essa luta; a luta pelo que seria uma segunda abolição da escravatura, que é garantir educação de qualidade para todos”.
O coordenador geral do Sintfub, Edmilson Lima estava satisfeito pelo andamento do Ciclo. Ele comentou a importância da palestra de Cristovam Buarque “que foi nosso reitor de 85 a 89. Como esperávamos, o professor Cristovam deu mais uma aula de cidadania, de defesa da Universidade Pública. Uma aula de incentivo à educação pública do ensino fundamental e médio… uma aula sobre democracia.”
Lima disse também que “nós queremos, com estes debates que se fortaleça o debate de um projeto de universidade, que resgate toda a sua história e que construa uma perspectiva de futuro positivo tanto para a nossa universidade como para nossos estudantes, professores e servidores e também para todo o país. Todos estão de parabéns. Muito obrigado à comunidade que tem respondido a participar deste debate às terças-feiras.