
Entre os dias 25, 26 e 27 de agosto, o Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) sediou o XXIV CONSINTFUB, que teve como tema “Universidade democrática: valorização e participação dos técnicos-administrativos em educação“. Durante os três dias de congresso, a categoria debateu os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores da educação, aprovou diretrizes para a atuação do sindicato e construiu um Plano de Lutas voltado às demandas locais e nacionais.
Ampla participação e representatividade
O Congresso reuniu uma delegação representativa, com cerca de 200 participantes credenciados, entre delegados, suplentes e observadores, da ativa e aposentados, além de convidados que contribuíram para os debates. Estiveram presentes representantes da gestão da Universidade de Brasília, da FASUBRA, do SINASEFE, da CNSC e personalidades do campo progressista comprometidas com a defesa da educação pública, dos serviços públicos e do fortalecimento do orçamento destinado às universidades, da democracia e soberania nacional.
Conjuntura política e desafios para a categoria
A programação foi aberta com a mesa de abertura, seguida da aprovação do Regimento Interno e da apresentação das teses que orientaram os debates do congresso. Ainda no primeiro dia, a mesa sobre Conjuntura Nacional promoveu uma análise do cenário político brasileiro e internacional, discutindo os impactos do período eleitoral para a classe trabalhadora, a defesa da democracia, dos serviços públicos e a importância da organização política e sindical diante dos desafios enfrentados pelos trabalhadores.
Os debates também contemplaram propostas concretas voltadas à realidade da Universidade de Brasília, abordando temas como moradia estudantil, políticas para pessoas com deficiência (PCD) e outras demandas relacionadas à comunidade universitária.
Carreira, condições de trabalho e valorização
No segundo dia, as discussões concentraram-se em temas diretamente relacionados à carreira dos técnico-administrativos em educação e às condições de trabalho na UnB. A programação abordou os regimes de trabalho, incluindo a flexibilização da jornada, o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e a escala 12×60, além do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), das condições de trabalho e da saúde dos servidores da UnB e do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Os participantes também aprofundaram o debate sobre a luta contra a reforma administrativa, a defesa da carreira do PCCTAE e a necessidade do cumprimento integral do acordo de greve de 2024, reafirmando que a mobilização nacional permanece fundamental para assegurar direitos e ampliar a valorização dos técnico-administrativos em educação.
Plano de Lutas
O último dia foi dedicado à construção coletiva do Plano de Lutas. Durante a plenária final, foram aprovadas resoluções que estabelecem as prioridades da categoria tanto para as pautas específicas da Universidade de Brasília quanto para as reivindicações de âmbito nacional, consolidando os encaminhamentos definidos pelas delegadas e delegados presentes.
Entre as deliberações do XXIV CONSINTFUB, também foi aprovada a delegação que representará o SINTFUB em importantes espaços de discussão da categoria, como o Encontro das CIS, o Seminário de Segurança e o Encontro Nacional de Aposentados da FASUBRA.
O Encontro de Aposentados da FASUBRA será realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, no Auditório da ADUnB. Mais informações sobre esses encontros e sobre a participação da delegação do SINTFUB serão divulgadas em breve pelos canais oficiais do Sindicato.
Todas as resoluções aprovadas e o Plano de Lutas também serão debatidos em assembleia da categoria e posteriormente divulgados pelos canais oficiais de comunicação do SINTFUB.
Integração, acolhimento e fortalecimento da categoria
Além da intensa programação política e sindical, o XXIV CONSINTFUB foi marcado por um ambiente de integração e acolhimento, proporcionando a aproximação de novos filiados e fortalecendo os laços entre os trabalhadores. O congresso promoveu espaços de troca de experiências, confraternização e convivência, oferecendo café da manhã, lanche da tarde e um kit exclusivo preparado especialmente para o evento.
O encerramento aconteceu na Tenda da Praça Chico Mendes, onde os participantes compartilharam um momento de confraternização que simbolizou o êxito de mais uma edição do CONSINTFUB, consolidando o evento como um importante espaço de organização, formação e fortalecimento da categoria.
Debates para além do Congresso
Paralelamente à programação do Congresso, os participantes também foram convidados a acompanhar o seminário “Espírito do Tempo”, realizado no Auditório da ADUnB, que promoveu reflexões sobre economia mundial, desigualdade, emergência climática, transição ecológica, inteligência artificial, desinformação e o poder das plataformas digitais, ampliando o debate sobre os desafios contemporâneos que impactam a sociedade, o mundo do trabalho e a universidade pública.
Próximas publicações
Ao final desta publicação, disponibilizamos algumas imagens do último dia do XXIV CONSINTFUB. Em breve, o SINTFUB divulgará as resoluções aprovadas no Congresso, mais informações sobre os debates, os encaminhamentos construídos coletivamente, a participação das convidadas e dos convidados, além de uma cobertura fotográfica completa do evento.


