Na quinta-feira (10), em Brasília, foi realizado mais um encontro entre a FASUBRA e a presidência da EBSERH. As reuniões estão previstas em um calendário de encontros para tratar temas diversos de interesse dos servidores(as) técnico-administrativos em Educação, que atuam nos Hospitais Universitários. Para saber como foi a reunião anterior, que aconteceu em agosto, clique aqui.
De acordo com informações da FASUBRA, no encontro do dia 10 de outubro, foram abordados temas centrais relacionados à gestão dos hospitais universitários federais. A principal pauta defendida pela entidade é a democratização da gestão hospitalar, alinhada aos princípios do SUS. A FASUBRA propôs a eleição democrática das superintendências locais e a criação de conselhos gestores com a participação ativa de diferentes segmentos da comunidade universitária, incluindo docentes, técnicos, trabalhadores e estudantes.
Outro ponto levantado foi a preocupação com a precarização das condições de trabalho, especialmente devido à expansão física das unidades hospitalares sem a correspondente ampliação da força de trabalho. A FASUBRA também ressaltou a importância de melhorias nos direitos trabalhistas, capacitação contínua e condições adequadas de saúde e segurança para os trabalhadores regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU).
A EBSERH tem se mostrado aberta a discutir várias demandas da FASUBRA, incluindo a questão da democratização da gestão dos hospitais universitários. No entanto, a empresa ainda não adotou totalmente a proposta da entidade sobre a eleição democrática das superintendências hospitalares. A Fasubra defende que a gestão dos hospitais seja mais participativa, com eleições para as superintendências envolvendo docentes, técnicos, trabalhadores e estudantes, e a criação de conselhos gestores deliberativos que se reuniriam regularmente.
Embora a EBSERH tenha se mostrado disposta a dialogar e construir uma agenda conjunta para melhorar as condições de trabalho e gestão nos hospitais, não há indicação clara de que a empresa aceite plenamente a proposta de democratização da gestão conforme apresentada pela FASUBRA. As negociações continuam, e a FASUBRA tem pressionado para que essa democratização seja implementada em alinhamento com os princípios do SUS.
Leia abaixo o Informe de Direção da FASUBRA com o relato da reunião.
Informações do site da FASUBRA.
DownloaD
Clique aqui e acesse ID N° 05 de Outubro, temas: Reunião da FASUBRA com a Direção Nacional da EBSERH, 14/10/2024 (formato PDF).
Leia também:
Clique aqui e acesse ID N° 04 de Outubro, temas: Encontro Nacional de Saúde e Hospitais Universitários da FASUBRA; Memorando Hora Ficta; e programação XI Encontro de Aposentados(as).11/10/2024 (formato PDF).