No dia 9 de outubro dirigentes da FASUBRA foram recebidos pela diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. O encontro foi solicitado pela Federação, em Ofício 164/2024 enviado, em 1º de outubro de 2024.
De acordo com informações divulgadas pela FASUBRA, na reunião, os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação manifestaram a preocupação da categoria com relação à declaração do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) de não incluir, neste momento, pontos específicos do acordo de GREVE no texto do PL que será enviado ao Congresso Nacional até o final de outubro.
Os membros da CNSC (Comissão Nacional de Supervisão da Carreira) haviam repercutido que alguns dos pontos em suspensão pelo MGI, debatidos em reuniões no MEC (Ministério da Educação), encontraram resistência entre representantes da Andifes e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os pontos do acordo de GREVE que estariam fora do PL, neste momento, são: reposicionamento dos aposentados; regra de transição para aceleração por capacitação; cargo amplo de auxiliar em educação; e Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
Durante a GREVE da categoria, no primeiro semestre deste ano, a Andifes se comprometeu com a pauta dos técnicos e manifestou apoio ao movimento, inclusive para a implementação integral do acordo (leia aqui)
No encontro do último dia 9, a Andifes reforçou seu compromisso com a valorização dos trabalhadores técnico-administrativos e se comprometeu a dar encaminhamento às discussões internas para buscar soluções que possam atender às demandas apresentadas e superar eventuais dificuldades. O atual Presidente da Andifes, Reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN), também informou sobre uma reunião que a diretoria teve com a ministra Esther Dweck, onde os reitores falaram sobre a importância do cumprimento do acordo com a FASUBRA, quando a Ministra reafirmou o compromisso de cumprir, rigorosamente, todos os pontos do acordo.
A FASUBRA divulgou que ao final da reunião, ficou acordado que novas reuniões serão agendadas para que sejam aprofundadas as discussões em busca de posições conjuntas nos temas de interesse da categoria.