A Consulta para a Reitoria da UnB, gestão 2024-2028, continua em segundo turno. A Chapa 93, Imagine UnB: participar e transformar, com a candidata a Reitora Rozana Reigota Naves e candidato a Vice-Reitor, Márcio Muniz de Farias, ficou em 1º Lugar, com 42,08% dos votos ponderados, e o 2º Lugar ficou com a Chapa 90, Pensar e fazer UnB, da candidata a Reitora Olgamir Amancia Ferreira e Vice-Reitor, Gustavo Adolfo Sierra Romero, com 31,18%, dos votos ponderados. A Chapa 99, A UnB que queremos, com a candidata a reitora Maria Fátima de Souza e Vice-Reitor, Paulo Celso dos Reis Gomes, ficou em 3º Lugar, com 26,74% dos votos ponderados.
A apuração foi feita pelos membros da Comissão Organizadora da Consulta (COC) que é composta por representantes das entidades dos três setores da universidade, sendo os técnico-administrativos (SINTFUB), docentes (ADUnB) e estudantes (DCE-Honestino Guimarães), além das candidatas, candidatos, fiscais e representantes das chapas.
COC e eleição paritária
A Comissão Organizadora da Consulta (COC) é constituída por três representantes do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE-UnB), Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB) e Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).
Essa forma de organização da Consulta, feita por representantes das entidades dos três setores que compõem a universidade, possibilita paridade no processo sem se submeter à legislação que restringe a escolha com base no modelo 70-15-15, em que os docentes têm 70% dos votos, enquanto técnicos e estudantes compartilham os 30% restantes.
Para sustentar esse formato, as entidades dispõem de recursos e estrutura. O SINTFUB, por exemplo, colocou à disposição da Consulta seus carros e contribui financeiramente, destinando parte do que recebe da categoria para garantir que a Consulta ocorra nestes termos. Isso estabelece maior autonomia da UnB e da nossa comunidade.
Com esse modelo, a comunidade tem a possibilidade de influenciar diretamente na escolha dos dirigentes da Instituição, uma maneira de definir os rumos da Universidade, do nosso ambiente de trabalho, da defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.
Na UnB conseguimos conquistar a paridade num processo organizado pela representação dos três setores e após a apuração da votação do segundo turno o resultado deverá ser homologado pelo Conselho Universitário (Consuni) que encaminha a formalidade da lista tríplice para que o presidente Lula faça a nomeação da futura reitora da Universidade de Brasília.
Mais informações acesse o site: https://consultaunb.com/
DownloaD
Clique aqui e acesse o Boletim Informativo 31, de 28/8/2024 (formato PDF).
Notícias:
24/7: SINTFUB entrega pauta dos técnico-administrativos aos candidatos à reitoria da UnB
24/7: Leia a Pauta dos técnico-administrativos da UnB entregue aos candidatos à reitoria
23/7: Solenidade de entrega da pauta dos técnico-administrativos aos candidatos à Reitoria da UnB
16/7: COC divulga homologação parcial de inscrição de chapas
26/7: Consulta para Reitor(a): Debate entre as chapas na FCE discute os rumos da UnB
26/7: Veja as respostas das candidatas à reitoria à pergunta do SINTFUB em debate
02/8: Assédio foi o grande tema do segundo debate entre chapas da eleição para a reitoria da UnB
07/08: FUP recebe o terceiro debate da Consulta para Reitora da UnB (2024-2028)
9/8: Clique aqui e acesse o Boletim Informativo 28, de 9/8/2024 (formato PDF).
9/8: Desafios da futura gestão da UnB: ASSÉDIO
14/8: COC divulga lista com seções de votação
19/08: 20 e 21 de agosto: Participe da Consulta para a escolha da Reitoria da UnB
22/8: Acompanhe a apuração das urnas e contagem dos votação da Consulta para Reitoria da UnB 2024-2028
23/8: Encerrada a apuração, Consulta para a Reitoria da UnB vai para o segundo turno
27/8: COC – 2º turno: Dia 28 tem debate entre as chapas, no Auditório da ADUnB