Em defesa da saúde das mulheres e pela prevenção contra o câncer de mama, o SINTFUB está novamente na campanha do Outubro Rosa – movimento internacional de conscientização feminina, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
O Outubro Rosa é celebrado anualmente no mês de outubro e tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade das mulheres.
No Brasil, a lei nº 13.733/2018 instituiu outubro de maneira oficial como mês de conscientização sobre o câncer de mama – período em que devem ser desenvolvidas pelo Estado atividades como:
- iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
- promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
- veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) participa do Outubro Rosa desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões sul e sudeste do país.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Previna-se! Valorize sua saúde! Fique atenta às dicas que o Outubro Rosa trará para você se cuidar!
Leia também
Conteúdo relacionado
* Matéria escrita com informações da Fasubra Sindical e da Biblioteca Virtual em Saúde