Nesta segunda-feira (20/12) o SINTFUB completa 36 anos de fundação. A entidade agora soma três décadas e seis anos de resistência, combatividade, representatividade e luta em defesa dos direitos dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade de Brasília (UnB) e também em defesa de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.
Ao longo destes anos, o SINTFUB manteve sua autonomia e independência para lutar contra os desmandos de presidentes, ministros, reitores e demais gestores inimigos da Educação. Sem dúvida, a história sindical mescla momentos de conquistas e alegrias com momentos de luta árdua e dificuldades.
Em 2021, ainda diante da crise global e nacional da COVID-19, a chegada de mais um ano de existência do SINTFUB se dá num contexto de lutas ostensivas. Contrariedade ao retorno presencial sem controle da pandemia e a resistência à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) estão na nossa ordem do dia. E, como sempre, seguimos na luta!
Independente da situação conjuntural e da correlação das forças políticas, a postura do SINTFUB nesses 36 anos de existência foi sempre a mesma: a de se manter na batalha, ao lado dos seus filiados e da classe trabalhadora.
O sindicato segue com posicionamentos que refletem as deliberações coletivas da categoria e sempre confiou nela para superar as adversidades em seu caminho. E essa confiança na base, ano após ano, apenas se renovou. Este sindicato sabe do tamanho do desafio e da responsabilidade que tem pela frente, e confia na maturidade que adquiriu – enquanto entidade classista representativa – para enfrentá-los.
Agradecemos a todos que estão conosco: obrigado por esses 36 anos de histórias e de resistência. Se você ainda não está filiado, filie-se e receba nossas boas-vindas.
Esse sindicato é seu, é dos trabalhadores da UnB. O SINTFUB necessita da sua participação e da sua militância para fazer mais do que simplesmente “sobreviver” aos próximos anos. O SINTFUB precisa de você na luta para construir a emancipação de todos e para edificar uma nova sociedade, que seja justa, fraterna e igualitária!