Mais uma atitude controversa do prefeito da universidade, Valdeci da Silva Reis, gerou danos a trabalhadores da UnB. Dessa vez, por ordem de Valdeci, um vigilante foi demitido e um porteiro foi transferido de posto.
As ações do Prefeito Universitário foram meramente persecutórias aos trabalhadores.
O fato ocorreu devido a uma situação em que um vigilante terceirizado, seguindo a norma geral da própria UnB, não permitiu a retirada de um equipamento do Instituto de Artes (IDA). Há consenso entre a Diretoria de Segurança (Diseg) da UnB de que a ação do vigilante foi correta, visando a proteção do patrimônio da Universidade.
No desenrolar do caso, que havia sido sanado sem problemas ou intercorrências, Valdeci decidiu agir de modo punitivo e vingativo. Demonstrando o viés autoritário de sempre, ele entrou em contato direto com o vigilante responsável por não ter permitido a retirada do equipamento – procedimento sem previsão legal, visto que o vigilante era terceirizado e deve responder à empresa Life Defense Segurança – e o repreendeu.
Por fim, dando seguimento à ação, Valdeci fez o trabalhador da vigilância ser demitido e ainda trocou de maneira ríspida e unilateral um porteiro do seu posto.
Esse comportamento incompreensível e virulento do prefeito da universidade contra trabalhadores não é novidade para o SINTFUB, tanto que em nosso XXI Congresso (realizado em agosto deste ano) tivemos duas moções de repúdio aprovadas contra Valdeci.
Repudiamos o ocorrido e exigimos respeito ao trabalho que é desenvolvido pelos servidores da vigilância e da portaria, tanto os do quadro orgânico quanto os terceirizados. Vamos apurar esses atos de demissão e realocação dos dois trabalhadores, em conjunto com o Sindiserviços-DF e o Sindesv-DF, para tomar as ações que forem cabíveis.