Nesta quarta-feira (16/06) os vigilantes orgânicos da UnB realizaram uma Assembleia Setorial onde voltaram a denunciar a precarização das condições de trabalho, que inclusive coloca os servidores em situação de risco por conta da pandemia de COVID-19.
No espaço, que contou com vários diretores do SINTFUB presentes, os vigilantes debateram as pautas dos trabalhadores essenciais da UnB; mantiveram o estado de greve e mobilização em defesa da jornada da pandemia; e aprovaram a participação nas manifestações de sábado (19/06) contra o governo Bolsonaro.
A Assembleia Setorial aconteceu em frente à Diretoria de Segurança (Diseg) e contou com um bom número de sindicalizados.
Debate
Edmilson Lima, coordenador geral do SINTFUB, e Maurício Rocha, coordenador de finanças do sindicato, conduziram o fórum com informes da mobilização dos vigilantes, que teve poucos fatos novos desde a última semana – quando SINTFUB e a AdUnB se reuniram com a Reitoria e foram informados que a UnB e seus servidores serão impactados pelos efeitos do Decreto 10.620/2021.
Uma reunião dos mandados da deputada distrital Arlete Sampaio e da deputada federal Erika Kokay (ambas do PT-DF) com a reitoria garantiu uma reabertura das negociações da gestão da UnB com os vigilantes, o que acontecerá por meio do gabinete de assuntos estratégicos da Universidade.
Por fim, um novo informe jurídico foi dado – sobre a recuperação de atrasados do abono permanência que alguns servidores possuem direito. Os interessados (lotados na Diseg) em ingressar com ações individuais devem procurar o coordenador geral do sindicato, Edmilson Lima.
Deliberações
Foi aprovada a manutenção do estado de greve dos vigilantes – deliberado anteriormente na reunião de 31/03, na assembleia de 07/04, na assembleia de 14/04, na assembleia de 05/05, na assembleia de 12/05, na assembleia de 02/06 e na assembleia de 09/06.
Os vigilantes deliberaram também por:
- Manutenção da escala de pandemia
- Defesa da vida
- Participar da manifestação de 19/06
- Nova Assembleia Setorial em 23/06
Apoios
Os vigilantes da UnB receberam diversos apoios, que se fizeram presentes no fórum e, ainda, enviaram mensagens e/ou fizeram ligações durante o decurso da assembleia. Foram eles:
- CGTB e CTB (representadas por Flausino Antunes)
- CNTV (apoio enviado via ligação telefônica)
- CUT-DF (representada por Rodrigo Rodrigues)
- Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF)
- Fetracom-DF (representada por Washington Domingues)
- PT-DF (representado por José Ricardo)
- Sindesv-DF (apoio enviado via ligação telefônica)
- Sindiserviços-DF (representado por Maria Isabel Caetano, via ligação telefônica)
- Sindprev-DF (representado por Laurizete Gusmão e José de Arimateia)
- Sindsep-DF (representado por Oton Pereira)
Os apoiadores, além das saudações ao fórum e à luta dos vigilantes da UnB, fizeram análises rápidas da conjuntura política do país e convocaram todos a reforçar o ato de 19 de junho – que terá concentração às 9 horas, no Museu da República (Esplanada dos Ministérios).
E os presentes se solidarizaram novamente com Jacy Afonso (presidente do PT-DF), que esteve em assembleias setoriais anteriores em apoio aos vigilantes e que no momento se encontra hospitalizado com COVID-19, porém já não mais entubado e em fase final de recuperação.
Protocolo sanitário
Todos os servidores estavam de máscara no fórum – que aconteceu em local aberto – e mantiveram o distanciamento mínimo de 1,5m.
Imagens
Confira abaixo as fotos da Assembleia Setorial dos Vigilantes de 16/06 disponíveis em nossa galeria de imagens: