Os atos de hoje (19/06), chamados como #19J, foram convocados pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro e estão em realização em mais de 500 cidades do Brasil e também do exterior – com passeatas, carreatas, bicicletadas etc. Em Brasília-DF, foi possível perceber que a manifestação de 19/06 contou com um número ainda maior de pessoas do que a manifestação de 29/05.
O protesto contra Bolsonaro na capital federal começou às 8h30min, com concentração no Museu da República. Em seguida, uma grande passeata tomou a Esplanada dos Ministérios, bloqueando todas as vias e paralisando o trânsito na região.
O ato contra Bolsonaro de 19/06 em Brasília-DF também contou com as presenças de vários diretores do SINTFUB e de representantes da base do sindicato.
Ato todo, estima-se que mais de 15 mil manifestantes estiveram presentes na atividade, que foi realizada em local aberto e buscando manter ao máximo o distanciamento entre os presentes – que usaram máscaras e levaram álcool 70% para higienização pessoal.
A expectativa do movimento sindical, com a oposição ao Governo Federal tomando as ruas e em maior número do que os atos pró-governo (que já demonstram desgaste e encolhimento), é que uma nova etapa da conjuntura desfavorável a Bolsonaro se consolide, com a retração das defesas de suas pautas no Congresso Nacional (como é o caso da Reforma Administrativa); e que o aumento da pressão sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se amplie em torno das análises dos mais de 100 pedidos de impeachment já apresentados.
O SINTFUB, desde já, está vigilante e atento aos próximos passos da luta da classe trabalhadora e fará novas convocações para atos e manifestações assim que elas forem anunciadas pelo conjunto do movimento sindical, social, popular e dos partidos de esquerda.
Imagens
Confira algumas imagens da participação do SINTFUB na manifestação de 19/06 em Brasília-DF:
Leia também
- Manifestação contra Bolsonaro movimenta Esplanada dos Ministérios (Correio Braziliense)
- Esplanada tem mais uma manifestação contra governo Bolsonaro (Metrópoles)
- Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina (G1)
- Cidades da Europa registram manifestações contra Bolsonaro (Metrópoles)
- Atos de 19 de junho mudaram o patamar (Ceilândia em Alerta)
- Brasil chega à marca de 500 mil mortes por COVID-19 (G1)