“Fora Bolsonaro” tomou as ruas de Brasília-DF

0Shares
0 0

Mais de 15 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, no último sábado (29/05), para protestar contra o governo Bolsonaro e sua política genocida, responsável por mais de 460 mil mortes no país em virtude da má gestão da saúde brasileira durante a pandemia de COVID-19.

As manifestações na capital federal começaram às 8h30min, com uma carreata que saiu do Palácio do Buriti e percorreu as vias S1 e N1 do Eixo Monumental.

Em seguida, com concentração às 9 horas no Museu Nacional, uma grande passeata tomou a Esplanada dos Ministérios, bloqueando todas as vias e paralisando o trânsito na região.

Ato todo, estima-se que mais de 15 mil manifestantes estiveram presentes nas duas atividades, que foram realizadas em local aberto e buscando manter ao máximo o distanciamento entre os presentes – que usaram máscaras e levaram álcool 70% para higienização das mãos.

As manifestações realizadas em Brasília-DF fizeram parte de uma convocação nacional de atos contra o governo Bolsonaro, que teve passeatas, carreatas, bicicletadas e outras mobilizações em mais de 100 cidades brasileiras.

Em Brasília-DF, a carreata e o ato contaram com as presenças de diretores do SINTFUB e de representantes da base do sindicato, respeitando a deliberação da Assembleia Geral de 25/05.

A expectativa agora, com a oposição ao governo Bolsonaro tomando as ruas e em maior número do que os atos pró-governo (que já demonstram desgaste e encolhimento), é que uma nova etapa da conjuntura se inicie, com a retração das defesas das pautas do Governo Federal no Congresso Nacional (como é o caso da Reforma Administrativa) e o aumento da pressão sobre o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), se amplie em torno das análises dos pedidos de impeachment já apresentados.

O SINTFUB, desde já, está vigilante e atento aos próximos passo da luta da classe trabalhadora e fará novas convocações para atos e manifestações assim que elas forem anunciadas pelo conjunto do movimento sindical, social, popular e dos partidos de esquerda.

Imagens

Confira algumas imagens da participação do SINTFUB na manifestação de 29/05 em Brasília-DF:

Leia também

Conteúdo relacionado

Mário Júnior

0Shares
0