Servidores do HUB ampliam mobilização

0Shares
0 0

Em Assembleia Setorial realizada na segunda-feira (26/04), servidores do Hospital Universitário de Brasília (HUB) aprovaram a intensificação da luta em defesa dos direitos da categoria, principalmente por melhores condições de trabalho, contra o assédio moral e contra a cessão dos trabalhadores à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – que não é obrigatória, conforme decidido recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A Assembleia Setorial contou com um bom número de sindicalizados e se pautou em dar continuidade às ações iniciadas na semana passada.

Posto do DGP no HUB

Foi aprovada a reivindicação de abertura de um Posto Avançado do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília (UnB) dentro do prédio do HUB. Este posto deverá contar com um servidor concursado da Universidade para atendimento das demandas específicas dos trabalhadores do HUB.

Atendimento jurídico

Foi solicitado ao SINTFUB a realização de plantões jurídicos presenciais na subsede do HUB. O sindicato possui duas Assessorias Jurídicas: uma para causas trabalhistas e outra para causas cível, familiar e criminal de menor potencial ofensivo.

Denúncias

Os servidores encaminharão denúncias por escrito para o sindicato, que organizará as mesmas e produzirá um dossiê para ser enviado à Reitoria e ao DGP da UnB. As denúncias podem ser de casos de assédio moral, casos de problemas com ponto eletrônico, situações de falta de condições adequadas de trabalho ou outros assuntos que envolvam desrespeitos aos direitos trabalhistas dos servidores. Elas devem ser feitas pelo formulário de contato disponível no site do SINTFUB.

Ofício à Reitoria

O SINTFUB vai buscar uma resposta concreta ao ofício protocolado junto à Reitoria na semana passada. O documento reafirmou o posicionamento do sindicato contra a cessão de servidores da UnB à Ebserh. A argumentação do SINTFUB foi respaldada por notícia da própria Assessoria de Comunicação da Universidade e pela decisão do TCU (que foi acompanhada pela Assessoria Jurídica da Fasubra Sindical).

Baixe aqui o ofício protocolado pelo sindicato (formato PDF, tamanho A4, três páginas).

Ação Judicial

Será verificado, junto à Assessoria Jurídica para causas trabalhistas do sindicato, a possibilidade de ingressar com uma Ação Judicial para requerer a remoção dos servidores da UnB que trabalham atualmente no HUB e querem sair de lá.

Reunião com DGP

O sindicato se reunirá com a nova Decana de Gestão de Pessoas da UnB, Maria do Socorro Mendes Gomes, para tratar dos problemas enfrentados pelos servidores lotados no HUB. A previsão é de que essa reunião ocorra na próxima segunda-feira (03/05).

Próxima Assembleia

Conforme acordado na semana passada, a próxima Assembleia Setorial dos servidores do HUB será realizada na segunda-feira da semana que vem – dia 3 de maio.

Fotos

Confira abaixo as imagens da Assembleia Setorial do HUB de 26/04 que estão disponíveis em nossa galeria de fotos:

Conteúdo relacionado

Mário Júnior

0Shares
0