SINTFUB indica voto em candidaturas da esquerda no 2º turno das eleições municipais

0Shares
0 0

Diante da atual conjuntura política e com a proximidade da definição das eleições municipais, que têm o 2º turno marcado para o próximo domingo (29/11), o SINTFUB vem se manifestar em defesa de candidaturas socialistas e de esquerda que disputam o pleito contra setores da direita tradicional e da extrema-direita bolsonarista.

57 cidades brasileiras, sendo 18 capitais, terão disputas de 2º turno no final de semana. Apesar de não termos eleições municipais no Distrito Federal, o SINTFUB considera importante registrar o seu posicionamento por conta deste processo eleitoral, realizado na metade do mandado do Governo Federal, ser um “termômetro” da avaliação de Bolsonaro (que saiu como cabo eleitoral de várias candidaturas) e uma espécie de “1º turno antecipado” das eleições de 2022.

Segundo o Coordenador de Comunicação do sindicato, José Almiram, “indicarmos voto nas candidaturas da esquerda faz parte da nossa política do ‘Fora Bolsonaro’, na medida que derrotar os candidatos dele nos municípios contribuirá para sua derrota daqui a dois anos”.

E de fato Bolsonaro pode ser considerado um dos principais derrotados nessas eleições: de 78 candidatos com seu nome (3 candidatos a prefeito, 2 a vice-prefeito e 73 a vereador), apenas um se elegeu – seu filho Carlos, como vereador do Rio de Janeiro-RJ, e ainda assim perdendo uma quantidade significativa da votação que teve há quatro anos.

As candidaturas nas quais o SINTFUB indica o voto são:

Belém-PA

Na capital paraense, cidade com quase 1,5 milhão de habitantes, o sindicato indica o voto na candidatura do atual deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), que lidera as pesquisas – 45% x 43% – contra o delegado Federal Eguchi (Patriota).

Porto Alegre-RS

Na capital do Rio Grande do Sul, cidade com 1,4 milhão de habitantes, o SINTFUB indica o voto na candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB), que está crescendo nas pesquisas (chegou aos 42% contra 49% de seu concorrente) contra Sebastião Melo (MDB).

Além de pedir votos para Manuela, o sindicato registra sua solidariedade à candidata, que tem sido vítima de fake news, machismo e misoginia por parte da campanha emedebista e dos seus cabos eleitorais.

Recife-PE

A capital pernambucana tem uma disputa de parentes, mas com projetos políticos bem diferentes. O SINTFUB indica o voto em Marília Arraes (PT), que concorre contra João Campos (PSB). Recife tem mais de 1,5 milhão de habitantes e Marília lidera as pesquisas, com 44% x 38% de Campos.

São Paulo-SP

Na principal cidade brasileira e maior cidade das Américas, com mais de 12 milhões de moradores, o sindicato indica voto em Guilherme Boulos (PSOL), que concorre contra o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), representante das oligarquias políticas do estado. Nesta reta final da disputa, a campanha de Boulos está crescendo e chegou aos 40% de intenção de votos, contra 48% de Covas.

Vitória-ES

Com 212 mil habitantes, a capital do Espírito Santo tem um 2º turno entre o bolsonarista Pazolini (Republicanos) e o representante da esquerda João Coser (PT). Coser tem a indicação de voto do SINTFUB e registra 43% das intenções de voto, contra 48% de Pazolini.

Outras cidades:

Além dessas cinco cidades que listamos, outras 52 cidades terão disputa de 2º turno. Para todas elas, o SINTFUB indica o voto nas candidaturas de esquerda que ainda estejam disputando o pleito.

Mário Júnior

0Shares
0