sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Sintfub, Adunb e Asfub promovem evento comemorativo ao dia 8M

0Shares
0 0

O Sintfub, a Adunb e a Asfub se uniram para homenagearem as mulheres pelo seu dia. Neste momento, de retrocessos dos direitos, conquistados com mobilizações e protestos, as mulheres vem sendo a mais prejudicada. Sem falar na violência que assola as mulheres brasileiras. Brasília só este ano já contabilizou quatro feminicidios, todos em janeiro, o primeiro mês do ano.
No Brasil, os números são estarrecedores, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, a cada quatro minutos, pelo menos uma mulher sofre violência de um homem e a cada oito horas, uma mulher é morta pela violência de gênero. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em quase 89% dos casos, em 2019, o autor foi um companheiro ou ex-companheiro da vítima.
Segundo a ONU e a OMS, 120 milhões de mulheres foram vítimas de abuso sexual em algum momento de suas vidas, 60 mil morrem por ano em mãos de feminicidas, onde quase metade são algum homem da família ou seu companheiro.
É assustador saber que 1 em cada 3 mulheres no mundo sofreram violência física e/ou sexual, e que estas estatísticas são contabilizadas tanto em países pobres como nos ricos.
Em todo o mundo são realizados 22 milhões de abortos inseguros por ano, a maioria em países pobres e que levam muitas mulheres à morte ou mutilação.
A América Latina é uma das regiões em que a mulher sofre mais violência, abriga 14 dos 25 países com as mais altas taxas de feminicídio do mundo, segundo a ONU nesta região incluindo o Caribe, 12 mulheres e meninas são assassinadas por dia.

 

Atividade Conjunta sobre o dia das Mulheres na UnB

Dia 04/03 (quarta-feira) 8:30 às 10:30
Local: Praça Chico Mendes
Além das palestrar teremos um café da manhã e apresentação cultural

 

admin

0Shares
0