O dia 4 de dezembro será um Dia Nacional de Mobilização Nacional da FASUBRA, em conjunto com outras entidades nacionais do funcionalismo público, contra a contra a reforma administrativa e, no caso dos servidores técnico-administrativos em Educação (PCCTAE), pelo cumprimento integral do acordo da greve de 2024.
Na assembleia realizada hoje, foi aprovado que na UnB a mobilização ocorrerá no Conselho de Administração (CAD), local onde se buscará que a universidadese posicione contra Reforma e defenda a implementação integral do acordo de greve. Todos os servidores e servidoras técnico-administrativos da UnB estão convocados para o ato na reunião do CAD, dia 4/12, às 10h, no Auditório da Reitoria.
A chamada reforma administrativa (PEC 38/2025) propõe mudanças no serviço público que podem afetar direitos e a estabilidade dos servidores, ameaçando a continuidade e a qualidade dos serviços públicos. Atualmente, a proposta está em fase de debates e tramitação no Congresso, incluindo análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com retrocessos após as grandes mobilizações do funcionalismo em defesa do serviço público, como a Marcha Nacional realizada em Brasília, no dia 29 de outubro. Confirmando a importância da mobilização popular contra essa reforma, que representa uma ameaça direta aos trabalhadores e aos serviços públicos ofertados à sociedade.
Outro ponto fundamental são as ameaças ao acordo conquistado com a greve dos servidores técnico-administrativos em 2024. A greve convocada e iniciada pela FASUBRA que se tornou uma greve geral da Educação e conquistou reajuste salarial e a reestruturação do PCCTAE. Agora é preciso mobilização com foco no cumprimento do acordo. Há pontos importantes que estão pentendes, apesar de ter sido importante a iniciativa do governo de enviar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei com a reestruturação de carreiras.
O ato no CAD visa ainda garantir que o conselho vote contra a reforma e apoie a execução do acordo, que tem sua implementação ameaçada.
O SINTFUB convoca todas as servidoras e servidores técnico-administrativos da UnB: dia 4 de dezembro, às 10h, no CAD. É fundamental a presença de todos para juntos fortalecer a resistência contra a reforma administrativa e lutar pelo cumprimento dos direitos conquistados na greve de 2024.
A Assembleia de hoje também aprovou a defesa da redução do preço do RU que será votada no CAD seja estendida para técnicos(as) e trabalhadores(as) tercerizados(as).
Esta mobilização é uma oportunidade para reafirmar o compromisso com o serviço público de qualidade e os direitos dos servidores. A participação coletiva demonstra a força da categoria em defesa das condições de trabalho e dos serviços públicos essenciais à população.


