29/4: Registro da Assembleia Geral e participação na Marcha da Classe Trabalhadora

Shares
image_pdfimage_print

Em Assembleia Geral realizada na Praça Chico Mendes, nesta terça-feira (29), os servidores técnico-administrativos da UnB fizeram uma breve discussão sobre o calendário e decisões para o próximo período de mobilização diante da greve da categoria iniciada em 20 de março, em defesa da parcela dos 26,05% nos salários, que está ameaçada apesar de ter decisão favorável no STF, que reconhece o direito de todos os técnicos e técnicas da UnB ao índice integral, com o entendimento baseado no princípio segurança jurídica e alimentar.

Informes

Durante a Assembleia foram dados breves informes sobre reuniões muito importantes previstas para os próximos dias.

Nesta terça-feira seria a reunião do SINTFUB com a secretaria da Presidência da República, resultado do ato em frente ao Palácio do Planalto, no dia 23 de abril. No entanto, durante a Marcha da Classe Trabalhadora, a reunião foi remarcada para segunda, dia 5/5.

Também nesta terça-feira (29), a Reitoria da UnB, Rozana Naves,  terá uma reunião com o Advogado Geral da União, Jorge Messias. Uma reunião muito importante para o entendimento e aplicação da decisão do Supremo pelo Ministério da Gestão e Inovação que segue os ditames da AGU quanto ao cumprimento da sentença transitado em julgado.

E na quarta-feira (30), a deputada Érika Kokay (PT-DF) agendou audiência com o do STF, Gilmar Mendes. Mendes é o relator do Mandado de Segurança 28819, e o SINTFUB fez um pedido para que ele retome sua decisão destacando expressamente como o MGI deve executar a sentença, ou seja, o pagamento integral para todos, sem absorção ou redução. 

Deliberações

Assembleia aprovou:

– Dia 5/4 – Reunião do Comando Local de Greve, segunda-feira, de manhã, podendo deliberar sobre o calendário da semana e a data da nova assembleia com informes das reuniões e encaminhamentos.

– Dia 5/4 – Participação na Manifestação do Dia de paralisação Nacional da FASUBRA, atividade nacional de servidores técnico-administrativos pelo cumprimento do Termo de Acordo da greve de 2024, com ato durante reunião no MEC, às 17h.


Participação na Marcha dos Trabalhadores

Após a Assembleia os servidores técnico-administrativos da UnB se juntaram à convocação da Marcha da Classe Trabalhadora na Esplanada dos Ministérios.

Em mais uma ação performática com guarda-chuvas, muito barulho das vuvuzelas, cartazes e palavras de ordem, as reivindicações dos técnicos e técnicas da UnB se somaram às dos demais trabalhadores brasileiros.

 

Aqui algumas imagens e em breve divulgaremos outras mais!

Assessoria Sintfub

Shares