Assembleia celebra Vitória da URP

Shares

O SINTFUB realizou nesta terça-feira (11) uma Assembleia Geral que teve como pauta única o informe sobre a decisão do STF a respeito da URP/89.

A Unidade de Referência de Preços (URP) foi conquistada em 1987 e desde 1989 sofre contestação e tentativa de retirada deste direito adquirido. Agora, com a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) esse direito pode finalmente ser consolidado, assim que proferida a decisão e publicada pelos órgãos oficiais do governo.

A Assembleia com centenas de pessoas foi de esclarecimento, mas também de celebração. Várias gerações de sindicalistas, servidores(as) técnico-administrativos que fizeram muita articulação, mobilização e greves históricas (nos anos 90, em 2010, 2023…) estavam reunidos para ouvir o informe da decisão.

Os ministros que compõem a Segunda Turma, seguiram o voto do relator Gilmar Mendes, deliberando por unanimidade a manutenção da URP/89 a todos os servidores técnico-administrativos da FUB, como direito adquirido, fundamentado nos princípios “da segurança jurídica e confiança legítima”. 

Vitória gigante

Após o Informe da Assessoria Jurídica, o coordenador geral do SINTFUB, Edmilson Rodrigues de Lima, lembrou que “essa vitória foi trilhada por vários companheiros”. Lima, que acompanha esse movimento desde o início, agradeceu nomeadamente aos funcionários do SINTFUB, aos vários dirigentes do sindicato que lutaram pela URP/89, incluindo alguns que já faleceram, apoiadores e articuladores na esfera política com destaque para a Deputada Federal Érika Kokay (PT/DF), o militante petista e assessor da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Zunga, a própria deputada Gleisi, que intermediaram e intercederam em várias oportunidades em defesa dos interesses da categoria, entre tantos outros que não seria possível nomear aqui. E, claro, os servidores e servidoras técnico-administrativos da UnB que encabeçaram essa luta apoiando e aderindo ao chamado deste sindicato sempre que se colocou a necessidade da mobilização. Particularmente aos sindicalizados, incluindo os aposentados e pensionistas, que sustentam esta entidade e possibilitam sua atuação permanente, firme e aguerrida.

“26,5% retornado no valor integral do nosso salário, após uma luta de 35 anos é uma vitória gigante. Obrigada a todos os companheiros que estiveram envolvidos e foram fundamentais para essa vitória”, concluiu ao som dos fogos de artifícios que encerraram a Assembleia Geral de terça-feira (11).

Clique aqui e assista ao depoimento do coordenador-geral do SINTFUB, Edmilson Lima, e a assessoria jurídica, Dr. Luís Wagner, após a assembleia do sindicato, sobre a conquista da URP/89 pelos técnico-administrativos da UnB em decisão da Segunda Turma do STF, na segunda-feira (10/6).

Assessoria Sintfub

Shares