O SINTFUB está convocando para esta terça-feira (11), na Praça Chico Mendes, uma Assembleia Geral com pauta única: Informe da URP.
O julgamento do mandando de segurança 28.819, da URP/89, em favor dos servidores Técnico-administrativos da Fundação Universidade de Brasília (FUB), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), se encerra à meia-noite desta segunda-feira (10). O julgamento virtual pela Segunda Turma foi iniciado no dia 31 de maio. Embora já tenha a quantidade de votos necessários (três ministros seguiram o voto do relator) favoráveis à manutenção da URP, é importante esperar até o encerramento do julgamento para saber qual a próxima etapa para garantir o pagamento deste direito conquistado em uma luta histórica do nosso sindicato.
Além do relator, ministro Gilmar Mendes, votaram pela manutenção da URP os ministros Edson Fachin e Dias Tóffoli. Só com o encerramento do julgamento, no entanto, teremos certeza sobre alguma mudança de entendimento ou “pedido de vistas” dos outros ministros, Nunes Marques e André Mendonça.
A Assembleia terá a presença do Dr. José Luis Wagner e Dr. Valmir Floriano Vieira de Andrade, da Assessoria Jurídica do SINTFUB e dos coordenadores do sindicato que participaram de todo o processo de luta pela URP, desde o final dos anos 80, e poderão esclarecer todas as dúvidas dos presentes.
Nos próximos dias o SINTFUB vai produzir um material especial com todos os esclarecimentos e também um histórico, em memória do movimento pela manutenção da URP como direito estabelecido aos técnico-administrativos da UnB. Uma conquista que é resultado do trabalho do SINTFUB, da mobilização da categoria por mais de duas décadas. Destacando-se a importante GREVE e mobilização realizada em 2023, quando voltou a ser pauta no STF.
Todas as medidas para a manutenção e pagamento integral da URP estão sendo e serão tomadas para atender aos trabalhadores(as) da UnB.