A semana começou com uma atividade em frente ao Ministério da Educação, para marcar a presença da categoria, durante a reunião da Mesa Setorial Permanente de Negociação no âmbito do Ministério da Educação – MSNP-MEC. O CLG do SINTFUB participou do ato junto com o CNG da FASUBRA, Sinasefe e Andes-SN. O informe da Reunião será apresentado na Assembleia Geral de terça-feira (14).
A semana terá as atividades tradicionais e abaixo divulgamos o calendário discutido entre os Comandos Nacional de GREVE da FASUBRA, Sinasefe e Andes-SN. E a convocação feita pelo MGI, para reunião da Mesa Específica Temporária do PCCTAE para o dia 21/5.
A Assembleia será também o momento de solidariedade e arrecadação de mantimentos, roupas etc. para enviar ao povo gaúcho.
Informe da Reunião dos Comandos Nacionais de Greve (11/05/2024)
Ações:
1. Ofício ao Presidente Lula: As entidades enviarão um ofício conjunto solicitando uma audiência com o presidente Lula para tratar das demandas dos servidores da educação. O SINASEFE ficará encarregado de redigir o documento e compartilhá-lo posteriormente com as demais entidades.
2. Prorrogação dos Prazos da Portaria SRT/MGI Nº 5.503: Será encaminhado um documento conjunto das entidades solicitando a prorrogação dos prazos estabelecidos na referida Portaria, que trata sobre o recesso para comemoração das festas de final de ano. O SINASEFE será responsável pela redação desse documento.
3. Campanha “Sem TAE, não tem acordo”: O SINASEFE conduzirá uma campanha e organizará uma presença na porta do MGI durante a reunião dos docentes em 15/05. A FASUBRA discutirá em sua próxima reunião do CNG a participação na mobilização. As entidades enviarão um ofício em solidariedade aos TAEs, solicitando a marcação urgente de uma mesa de negociação.
Caravanas 21 e 22
Dia 21/05 (Marcha da Educação):
– Incorporação da marcha da educação à marcha do grito da terra (Fasubra ficou encarregada de procurar informações sobre a marcha do grito da terra para alinhar com eles).
– Foi proposto ações como “Trancar o MEC” e “Ocupa MEC até Camilo nos Receber”.
– As entidades consultarão os CNGs para aprovação dos atos.
Dia 22/05 (Marcha da Classe Trabalhadora):
– O ATO será organizado em sua maior parte pela CUT;
– Preocupação das entidades que a mobilização da educação seja ofuscado por outros ATOS;
– CUT propôs uma tenda unificada da CUT, as entidades sugeriram a possibilidade uma tenda específica para o setor da educação.
– Os CNGs tentarão garantir um carro de som devido às limitações do espaço no carro de som da CUT.