Em mais uma assembleia lotada, os servidores técnico-administrativos da UnB aprovaram um calendário de mobilização em unidade com outros setores da Educação Federal em GREVE, para ampliar a mobilização.
A assembleia contou com centenas de trabalhadores(as) que também buscavam informações sobre a decisão envolvendo a URP.
Informe Jurídico
A Assessoria Jurídica do SINTFUB deu o informe sobre a decisão proferida pelo ministro Gilmar Mendes (STF) no último dia 3, diante dos Embargos Declaratórios, e sobre os próximos passo para viabilizar o pagamento da URP aos servidores(as) técnico-administrativos da UnB.
No Site do SINTFUB é possível ler matéria completa sobre o assunto, e no canal do SINTFUB no YouTube está disponível o vídeo com a fala dos advogados durante a Assembleia.
O Comando de GREVE
O Comando de GREVE também deu informe na Assembleia. Maurício Rocha e Carla Marcia Viana David, falaram da mobilização e da agenda intensa para esse mês, com atividades nacionais em Brasília, que são um reforço para nossa GREVE. Atividades cuja participação dos servidores(as) da UnB é fundamental.
Maurício também falou da reunião prevista para segunda-feira (13), da Mesa de Negociação Específica para tratar de aspectos sem impacto econômico do PCCTAE, no MEC. Almiram, que também é dirigente do SINTFUB e membro da CNSC, falou da importância de debater todos os aspectos da reestruturação da carreira pois todas as mudanças precisam estar previstas em Projeto de Lei, para ser aprovado no Congresso.
Carla Vizzotto e Maria do Socorro Marzola, membros do CNG, focaram no debate que a FASUBRA precisa fazer a respeito da RSC (Reconhecimento de Saberes e Competência) para ser incluído como parte da reestruturação do PCCTAE. A fase atual é de elaboração da proposta da FASUBRA. Esse tema abordaremos em detalhes em Boletim e material específico no site do SINTFUB. O vídeo com a íntegra da Assembleia está disponível no Instagram, e também no canal do SINTFUB no YouTube.
Participações
Representantes dos docentes em GREVE e estudantes também participaram da Assembleia Geral do SINTFUB.
A presidenta da ADUnB, professora Eliene Novaes, denunciou o que chamou de “sequestro do Orçamento Público pelo Congresso”, reforçando a importância da GREVE como instrumento para garantir Orçamento para a Educação, e valorização das carreiras de docentes e técnico-administrativos. O Prof. Dr. Pasquetti, sempre presente nas mobilizações, se solidarizou com a população do Rio Grande do Sul e reforçou a importância da unidade na luta pela Educação pública convocando a todos para participarem das atividades de ampliando a mobilização.
Duas estudantes representantes do Centro Acadêmico de Direito também estiveram presentes. Elas contaram sobre o piquete histórico que realizaram na Faculdade de Direito e da importante participação do SINTFUB em apoio aos estudantes. Em seu relato agradeceu ao coordenador geral do SINTFUB, Edmilson Lima, que defendeu as estudantes e garantiu o sucesso da atividade de mobilização estudantil. Confirmando o acerto da política do SINTFUB de buscar o reforço e a unidade da comunidade universitária, particularmente apoiando a luta dos estudantes, setor fundamental da Universidade.
Representando o DCE Honestino Guimarães, Caio Saad, falou do calendário de atividades unificado com destaque para quinta-feira (9), que terá manifestação com presença dos estudantes e concentração no Museu da República, a partir das 9h.