Reestruturação Já! Presidente Lula se reuniu com Andifes e se comprometeu com orçamento para Universidades Federais

Shares

Na noite de quinta-feira, dia 11/4, a diretoria da Andifes esteve reunida com o Presidente Lula e nossa GREVE mostrou mais um importante efeito, Lula se comprometeu com o Orçamento das Universidades Federais e foi encaminhado a necessidade de acordo com os sindicatos para a valorização da carreira.

Nas reuniões com o governo, no MEC e MGI, os representantes do governo já haviam falado que a GREVE da FASUBRA movimentou o governo no sentido de olhar para as Universidades Públicas, pensar no problema do orçamento e da valorização da nossa carreira que está há quase 20 anos parada.

O acordo precisa ser firmado nas Mesas e transformado em minuta oficial, mas estamos caminhando para uma resolução.

Viva a luta dos técnico-administrativos da Educação!

Publicamos aqui a divulgação feita pela Andifes em suas redes sociais (no YouTube do SINTFUB disponibilizamos o vídeo com o informe da Andifes).

A diretoria da Andifes esteve em audiência por mais de duas horas com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, na noite dessa quinta-feira, 11, para tratar sobre várias pautas prioritárias das universidades federais brasileiras. Participaram também o ministro Camilo Santana, da Educação, e a ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Destacamos os seguintes assuntos tratados:

📍 Recomposição do orçamento de 2024, encaminhamentos para o orçamento 2025 e necessidade de financiamento permanente das universidades federais;
📍 Valorização dos servidores técnicos-administrativos em educação e docentes;
📍 Assistência Estudantil;
📍 Transformação do CEFET-RJ e do CEFET-MG em universidades tecnológicas;
📍 Autonomia universitária e nomeação de reitoras e reitores;
📍 Defesa da democracia;
📍 Ampliação das rádios e TV’s universitárias em parceria com a SECOM/PR e EBC;
📍 PAC das Universidades.

🤝🏽 Tivemos 3 encaminhamentos definidos:
1. Busca de acordo, por parte do governo, com os sindicatos de servidores técnicos e docentes para a valorização da carreira;
2. Lançamento do PAC da educação em breve:
3. Agendamento de reunião entre a Andifes, o MEC e a área econômica do governo para tratar do orçamento das universidades federais.

Participaram da audiência a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), os vice-presidentes da Andifes, reitor José Daniel Diniz (UFRN), reitora Lucia Pellanda (UFCSPA), reitor Sylvio Mário Puga (UFAM) e reitor Valder Steffen (UFU), a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Griza, e a secretária-executiva da Andifes, Lívia Leite.

Perci Marrara

Shares