Em Assembleia realizada no dia 8/4, os docentes da Universidade de Brasília aprovaram a deflagração da GREVE a partir do dia 15/4, por tempo indeterminado, com avaliações periódicas, mobilização na base e participação nas atividades nacionais.
A Assembleia foi convocada pela Diretoria do Sindicato docente e contou com a presença de mais de 600 pessoas. Depois de mais de duas horas de debates sobre as condições de trabalho, o baixo orçamento das universidades públicas e a necessidade de reajuste salarial, com votação favorável de 257 docentes e 213 contrários, a GREVE foi aprovada.
Assim como no SINTFUB, será constituído um Comando Local de Greve. A respeito dos serviços essenciais haverá encaminhamento posterior, mas a indicação é seguir a legislação discutindo no Comando as demandas que surgirem.
Nossa GREVE foi muitas vezes citada durante a Assembleia docente, como exemplo de luta e um ponto de apoio para a luta geral na Universidade. O coordenador geral do SINTFUB, Edmilson Rodrigues de Lima e do DCE Honestino Guimarães – UnB, também participaram da Assembleia e manifestaram apoio à GREVE dos docentes.
Como o SINTFUB e a FASUBRA, a ADUnB defende a revogação de atos normativos implementados nos governos Temer e Bolsonaro; mesas específicas temporárias/reestruturação de carreiras; mesas setoriais e contribuição assistencial.
A GREVE docente demonstra a importância da nossa GREVE que esta semana completa um mês e vai colhendo vitórias em defesa da Educação, que passa necessariamente por valorização do servidor(a) da Educação.