XXIII CONSINTFUB fecha atividades com debate sobre projeto de universidade e votação de plano de lutas

Shares

“Projeto de Universidade” (Reestruturação da UnB, Paridade, Eleição para Reitor) foi o último tema em debate do XXIII Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação da Universidade de Brasília (CONSINTFUB), que reuniu um número de expressivo de participantes entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, no auditório Antônio Rodrigues, sede do SINTFUB.

O terceiro dia do evento trouxe renomados palestrantes do meio acadêmico. Entre eles, Roberto Leher, professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sempre simpático, Leher destacou o momento em que as universidades atravessam no Brasil e no mundo.  “Nós estamos num contexto em que as lutas e as resistências, a nossa capacidade de projetar futuros nas universidades seguem sendo muito estratégicas. Nos vamos precisar enfrentar estruturas políticas que tentam nos amarrar no presenteísmo”, avaliou.

O vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Nelson Inocêncio, ressaltou justamente o tema do congresso deste ano “Universidade pra quê?”, que conquistou o público.“Se a pergunta continua sendo posta é porque temos muito que pensar sobre a universidade que queremos ou desejamos. Em 1960, quando a UnB foi inaugurada, foi pensada como uma instituição inovadora, diferente do padrão ou que fosse além de vários limites”, disse.

Já Erlando Resês, professor da Faculdade de Educação da UnB, lembrou de histórias do SINTFUB e parabenizou sua atuação. “Eu cumprimento o sindicato pela sua combatividade, como sindicato de lutas. Estamos lembrando aqui dos últimos movimentos, entre eles os debates com reitores (as) fundamental para se criar um histórico do que foi a gestão, a implementação de uma política de universidade por essas administrações, mas também lembrar aqui da luta pela manutenção da URP [Unidade de Referência de Preços]”.

“Quero cumprimentar o SINTFUB, a cada um (uma) de vocês pelo congresso e pela coragem da inovação na política nas atividades que está fazendo de trazer os reitores independe de qualquer aspecto ideológico para ouvir essas experiências”, destacou o Ciclo de Debates, promovido pelo SINTFUB, professor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), Antônio Pasquetti.

Além dos debates, o SINTFUB votou o Plano de Lutas e promoveu a Plenária final.

Para saber mais sobre o CONSITFUB: https://sintfub.org.br/

 

Ascom SINTFUB

Cintia Lima

Shares