Segundo dia de atividades do CONSINTFUB debate conjuntura nacional, carreira, Condições de Trabalho, assédio moral, assédio sexual e HU´s

Shares

O segundo dia do XXIII Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação da Universidade de Brasília (CONSINTFUB), promoveu intensos debates em torno de temas voltados para Conjuntura Nacional, Carreira e Condições de Trabalho, Assédio moral e assédio sexual e HU´s. 

O coordenador de imprensa e divulgação do SINTFUB, Maurício Rocha, abriu o debate da “Conjuntura Nacional”.  Entre os palestrantes do tema de abertura estava o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT/DF), Rodrigo Rodrigues.

 

Ele afirmou que aconteceram mudanças no primeiro ano do novo governo. “Nós estamos num processo da chegada do final do ano, por isso o congresso do SINTFUB é importante para avaliar o primeiro ano do governo Lula, o processo de mudança da reitoria [UnB] que vai ser conduzida e uma nova agenda de lutas para o ano que vem”, disse.

Já o representante da CSP- Conlutas (CDP), Lucas Barbosa, disse que o CONSINTFUB acontece num momento de discussões de pautas importantes. “Estamos ainda passando por uma crise econômica capitalista que impacta nosso dia a dia, onde um dos aspectos aparentes é o desemprego”, analisou.

Na mesa sobre “Carreiras” participaram Marcelo Rosa, da Fasubra, e Vânia Gonçalves, coordenadora-geral do SINTUFSCar.  Durante a explanação, Marcelo explicou que desde implantação de um governo neoliberal os servidores estão passando por um processo de “achatamento” salarial.

A coordenadora-geral do SINTUFSCar comentou sobre as reivindicações junto ao governo federal. Nos dias 7 e 8 novembro, os servidores da educação paralisaram suas atividades para cobrar uma resposta em torno de pautas importantes para a categoria.  “Nosso papel agora é unificar a Fasubra para cobrar uma resposta, pois não podemos ficar esperando na hora que ele [governo] quiser que nos atenda. Estamos vendo que o governo está fechando acordo com várias categorias”, enfatizou.

Na parte da tarde o debate girou em torno da temática “Condições de Trabalho, Assédio moral e assédio sexual”. O representante da Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho da UnB (QSQVT) Tiago de Mello conversou com o público sobre os avanços e projetos da instituição.

Já Thaísa Magalhães, da Secretaria de Mulheres/CUT-DF, abordou aos participantes do CONSINTFUB, o assédio moral e sexual, um tema delicado. “O assédio não acontece só com as mulheres, mas majoritariamente com elas pelo contexto que estamos inseridas na sociedade, e vemos quanto é grande o problema quando temos uma organização internacional onde mais de 60 países são signatários”, explicou.  

Com a temática “HU´s”, as representantes da Fasubra Melissa Campos, Eurídice Ferreira e Calácia fecharam o ciclo de debates do CONSINTFUB. O tema central foi polêmicas envolvendo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

10/11/2023

SEXTA- FEIRA

8h30 às 10h30 – Mesa de Debate: “ Projeto de Universidade” (Reestruturação da UnB, Paridade, Eleição para Reitor)

10h30 às 12h – Plano de Lutas

12h- Almoço

14h – Plenária Final

16h – Confraternização de Encerramento

Ascom SINTFUB 

 

Cintia Lima

Shares