Celebramos nesta segunda-feira (18/07) o Dia Internacional de Nelson Mandela, conhecido fora do Brasil como Nelson Mandela Internacional Day. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (Onu), em novembro de 2009, como forma de utilizar a data de aniversário de Mandela para festejar e debater temas como a proteção dos direitos humanos; a igualdade entre raças e etnias; a resolução dos conflitos entre os povos; e a integridade da humanidade.
Durante sua vida, Mandela apontou a ligação entre justiça social e justiça ecológica e usou sua voz para chamar a atenção para a crescente crise de água em muitos países em desenvolvimento. Não basta a existência das liberdades políticas que permitam aos cidadãos participarem dos governos de seus países; o Estado tem o dever de respeitar, proteger, promover e cumprir os direitos ambientais e se abster de iniciar e/ou participar de atividades que resultem em violação de direitos.
Nessa data, todos nós somos convidados a dedicar 67 minutos do dia para ajudar as pessoas que mais precisam – 67 são os anos que Mandela dedicou na luta pela paz. “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”, dizia Mandela.
Compartilhe em suas redes a hashtag #mandeladay para reforçar a luta pelos direitos humanos!