Um absurdo! Os motoristas terceirizados da UnB ficaram quase três meses sem receber salários, auxílio transporte e auxílio refeição por conta de um calote da empresa contratada pela Universidade.
Esse assunto foi ponto de pauta da Mesa de Negociação Permanente, que o SINTFUB mantém com a gestão da UnB. E na ocasião nos foi informado que todos os trâmites burocráticos estavam sendo preparados para o pagamento referente ao mês de fevereiro de 2022, a ser realizado ate o dia 4 de abril.
Como até o dia 07/04 esses valores ainda não tinham sido pagos, não restou aos motoristas outra alternativa senão paralisar suas atividades em protesto.
No dia 08/04, o SINTFUB, seguindo deliberações das Assembleias Gerais de 23/03, 30/03 e 06/04, bloqueou os portões da garagem em solidariedade aos motoristas da UnB. A mobilização do sindicato chamou a atenção da comunidade e fez com que a gestão da UnB viesse até a garagem explicar o que estava acontecendo e a propor alternativas que garantissem o pagamento dos salários.
Foram apontadas como alternativas que a UnB pagaria diretamente aos motoristas, coisa que, aliás, já vem acontecendo nos órgãos que a empresa atua, e que a UnB se comprometeria a convocar a segunda colocada na licitação.
A paralisação e o bloqueio da garagem duraram até 12/04, data que os motoristas receberam seus salários referentes a fevereiro e a garantia da UnB de pagar em dia os próximos meses. Ainda falta, contudo, o pagamento de março e também não está claro como será garantido o pagamento dos salários futuros.
Num clima de muita união, os motoristas e o SINTFUB decidiram suspender a paralisação e desbloquear a garagem, com a certeza de que o apoio do nosso sindicato será oferecido a este movimento caso novos atrasos venham a ocorrer!
Imagens
Confira abaixo fotos da reunião com motoristas terceirizados realizada em 08/04:
Confira abaixo fotos da reunião com motoristas terceirizados realizada em 11/04:
Confira abaixo fotos da reunião com motoristas terceirizados realizada em 12/04: