O SINTFUB participou na manhã desta segunda-feira (07/03) de uma reunião com trabalhadores terceirizados da área de limpeza da Universidade de Brasília (UnB), na qual debateu formas de garantir acesso aos mesmos à formação educacional.
A tentativa do sindicato é de que os trabalhadores da limpeza tentam possibilidade facilitada de retomar os estudos para garantir, no mínimo, o diploma de ensino fundamental completo, melhorando assim a condição formativa dos terceirizados.
Essa formação se faz necessária, também, para evitar situações como a de dezembro do ano passado, quando houve uma possibilidade de demissão em massa de servidores terceirizados, por conta de uma suposta exigência de diploma de ensino fundamental completo para a função de serviços gerais, que seria cobrada pela empresa que venceu a licitação para prestação de serviços de limpeza na UnB.
Naquela ocasião, o SINTFUB mobilizou os trabalhadores terceirizados e se reuniu com dois representantes da gestão da UnB – Paulo Cesar (Chefe de Gabinete) e Rozana Reigota Naves (Decana de Administração) -, conseguindo a garantia de que não haveria demissões.
O SINTFUB e a Reitoria também firmaram acordo de que iriam estabelecer e criar condições para formação e alfabetização dos trabalhadores da limpeza (que possuam interesse), para que estes possam concluir, no mínimo, o ensino fundamental, o que motivou a reunião desta segunda-feira.
O sindicato foi representado no espaço por Edmilson Lima (coordenador geral) e Maurício Rocha (coordenador de imprensa e divulgação).
Fotos
Veja abaixo as imagens da reunião de 07/03 com trabalhadores da limpeza disponíveis em nossa galeria: