Durante a Assembleia Geral do SINTFUB, realizada nesta quarta-feira (3), o coordenador geral do SINTFUB, Edimilson Rodrigues de Lima, apresentou o informe sobre o avanço da mesa de negociação da URP. Lima fez um relato da reunião que aconteceu na terça-feira (2), com o representante da Secex/Consenso, indicando a intenção de duas reuniões da Mesa de Conciliação antes do recesso do Judiciário (entre os dias 17/12 e 17/01/2026), o que será confirmado a partir da Portaria publicada após o despacho do presidente do Tribunal confirmando a admissibilidade da Mesa. Carla Vizotto, que também participou da reunião virtual como membro da coordenação executiva do SINTFUB, que assumirá a gestão do sindicato no dia 2 de janeiro, confirmou a assinatura do presidente do TCU e a abertura da mesa de negociação. A agenda das reuniões de ser confirmada após comunicação com os outros órgãos, sendo eles a AGU, MGI e FUB (leia mais aqui).
O Dr. Valmir Vieira, da Assessoria Jurídica do SINTFUB também fez uma breve colocação sobre os próximos passos e o despacho do presidente do TCU confirmando a admissibilidade da conciliação.
Lima esclareceu que, por sugestão do representante do TCU, seu nome constará como parte representante do SINTFUB neste primeiro momento, para iniciar os debates, mas que poderá ser substituído a qualquer momento, após a posse oficial da nova gestão. Serão indicados até 10 nomes representando os servidores técnico-administrativos da UnB para acompanhar as discussões da Mesa.
Outro debate versou sobre o Projeto de Lei de reestruturação de várias carreiras do serviço público, apresentado pelo governo ao Congresso Nacional. Entre os Planos de Carreira contemplados, está o PCCTAE, e o Projeto de Lei prevê a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). De acordo com o informe apresentado na Assembleia, o conteúdo do Acordo ainda não foi acessado, e já se sabe que não há orçamento previsto para 2026; precisa seguir o calendário da Fasubra e a mobilização para garantir o cumprimento do acordo.
Os presentes foram convidados para a Festa de Confraternização 2025, pelos 40 anos do SINTFUB, a ser realizada no dia 12/12, a partir das 12h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Os convites podem ser retirados até o dia 11/12, na secretaria do SINTFUB e na subsede do HUB.
Deliberações:
-
4/12 – Dia de mobilização contra a Reforma Administrativa e pelo cumprimento do acordo da greve de 2024: participar do CAD, convocar a categoria para o Conselho de Administração votar contra a Reforma Administrativa e pelo cumprimento do Acordo de Greve.
-
Também no CAD, dia 4/12, defender a aprovação da redução do preço do RU para os técnicos e terceirizados.
-
Aprovados os delegados para a Plenária virtual da FASUBRA, dia 19/12 (os mesmos delegados que participaram da última plenária).
-
Aprovado que os representantes do SINTFUB na Mesa de Negociação no TCU sejam compostos por até 10 pessoas (conforme proposto pelo membro da Secex/Consenso), sendo 7 nomes indicados pela nova gestão e 3 da atual gestão do sindicato.
Leia o Boletim Informativo 101, distribuído na Assembleia
Boletim Informativo 101 com a confirmação da Mesa no TCU e informações da Festa 2025


