Dia 29/10 tem paralisação contra a Reforma Administrativa

O SINTFUB convoca todas e todos os trabalhadores técnico-administrativo da UnB para participarem da grande Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa na próxima quarta-feira, 29 de outubro. A paralisação foi deliberada em assembleia geral da categoria, que reafirmou o compromisso coletivo de defesa dos direitos do funcionalismo público e da sociedade brasileira como um todo.

A manifestação terá concentração às 9h no Museu Nacional, em Brasília, e contará com transporte organizado saindo do Darcy Ribeiro, com ônibus previstos para partir da ADUnB às 9h. O sindicato também disponibilizou transporte Planaltina, Gama e Ceilândia, mediante confirmação prévia.

Com o tema “Não é Reforma é demolição do Estado“, os três segmentos da Universidade de Brasília se unificaram para denunciar a famigerada Reforma Administrativa e lutar contra mais essa tentativa de desmonte dos serviços públicos. O SINTFUB, a ADunB e o DCE produziram material e estão em campanha pública em defesa do funcionalismo e dos serviços prestados à população brasileria (leia aqui).

Tal política neoliberal representa um ataque direto aos pilares do Estado brasileiro, construídos a partir da Constituição de 1988. Sob o discurso de modernização, a proposta abre caminho para privatizações, terceirizações e supressão de direitos, ameaçando a autonomia e a qualidade das instituições públicas, entre elas a universidade pública. A reforma impõe controle externo sobre contratações, limita progressões e avaliações anuais com critérios subjetivos, ameaça a estabilidade dos servidores e precariza as relações de trabalho com contratos temporários. Também prejudica o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, com cortes orçamentários e precarização dos serviços públicos essenciais.

Para além do impacto na Universidade de Brasília, a reforma ameaça toda a sociedade, subordinando educação, saúde, assistência e pesquisa à lógica do lucro e à centralização orçamentária. A luta contra essa reforma é uma defesa da democracia, da soberania e dos direitos dos brasileiros e brasileiras.

A participação massiva na Marcha Nacional dos Servidores Públicos é fundamental para derrotar novos ataques ao serviço público e garantir a manutenção dos direitos conquistados. Como conclama o SINTFUB: “Eles querem acabar com o serviço público — nós não vamos aceitar! Nossa luta coletiva é nossa força. Juntos somos fortes!”

🗓️ 29 de outubro (quarta-feira)
🕘 9h — Museu Nacional
📍 Transporte Saída do Darcy Ribeiro será na ADUnB, às 9h
🚐 Entre em contato com o sindicato para confirmar transporte saindo de Planaltina, Gama e Ceilândia.

Reforma Administrativa ameaça serviço público