Nota de Repúdio às declarações do deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF)
O Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade de Brasília (SINTFUB) vem a público manifestar seu mais profundo repúdio às declarações do deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF) durante sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em 16 de setembro de 2025. Ao afirmar que estudantes da UnB estariam sendo “moldados para matar quem pensa diferente”, o parlamentar não apenas difama a comunidade acadêmica como ameaça a dignidade da Universidade enquanto espaço plural, democrático e de produção de conhecimento.
Reiteramos que a UnB se constitui com uma história de excelência no ensino, pesquisa e extensão, e luta em defesa da democracia, participação ativa nos processos políticos do país e da solidariedade internacional entre os povos e nações.
Tais declarações é que instigam a violência, o preconceito, sendo parte dos ataques da direita não apenas à nossa comunidade, mas à própria Educação Pública que culmina na política neoliberal de ajuste, cortes no orçamento, reforma administrativa, que ataca os serviços públicos para destinar o orçamento federal para a iniciativa privada, para os bancos. É um ataque a os direitos fundamentais, como a Educação, mas também à autonomia universitária.
Chamamos toda a comunidade universitária — estudantes, professores, técnico-administrativos — e a sociedade em geral a permanecer atenta e mobilizada diante dessas ofensivas autoritárias que se repetem em diferentes regiões do país. Somos resistência e não nos intimidarão. Defender a Universidade Pública é defender a soberania, a independência e o desenvolvimento nacional.
Um parlamentar do Distrito Federal deveria reconhecer o papel institucional da UnB e respeitar sua comunidade, estimular o debate democrático, reforçar os recursos e apoiar a Educação Pública a serviço da classe trabalhadora. Somos resistência e assim seguiremos.
Brasília, 19 de setembro de 2025
SINTFUB