Luto e solidariedade com os que lutam pela educação pública

Shares
image_pdfimage_print

O Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB) se solidariza em luto com o movimento estudantil brasileiro e manifesta profundo pesar pelo trágico acidente que resultou na morte de pessoas que viajavam do Pará para participar do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia (GO).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu um micro-ônibus, um ônibus e uma carreta, na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás, vitimando cinco pessoas: três estudantes, um trabalhador terceirizado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o motorista de carreta. Foram elas: Welfesom Campos Alves e Leandro Souza Dias, militantes da União da Juventude Rebelião (UJR) e do partido Unidade Popular (UP); Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante da UFPA; Ademilsom Militão, motorista e servidor da UFPA; e o motorista da carreta envolvida no acidente, que não teve o nome divulgado.

Como ativistas e militantes em um país continental, percorremos longas distâncias e enfrentamos muitos desafios. Os estudantes e o trabalhador, que encarou a missão de levar a juventude do Pará até Goiás, representam o compromisso e a determinação em defender a educação pública, gratuita e de qualidade, através da luta estudantil.

O SINTFUB manifesta profunda solidariedade aos amigos e familiares das vítimas, além de apoiar a comunidade da Universidade Federal do Pará neste momento de dor. Desejamos o pleno restabelecimento e recuperação dos feridos, e reafirmamos nossa convicção de manter viva e acesa a chama da solidariedade e da luta, lado a lado entre estudantes e trabalhadores. Seguiremos juntos, defendendo unidade, resistência e valorizando cada vida dedicada à construção de uma sociedade mais igualitára, um Brasil desenvolvido e soberano, em defesa da Educação e Universidade Pública.

Assessoria Sintfub

Shares