Ex-reitores manifestam apoio à pauta dos técnico e à luta pelos 26,05%
Em meio a várias atividades realizadas nos últimos dias, aconteceu no auditório do SINTFUB uma reunião com os ex-reitores da Universidade de Brasília: Márcia Abrahão, José Geraldo e Ivan Camargo.
Conforme deliberado em Assembleia Geral, os ex-reitores foram procurados para manifestar sua posição e discutir com a categoria meios de participar e apoiar a luta pelo pagamento integral da URP. Como destacou a professora Márcia Abrahão, “após a vitória no STF em novembro/2024”, após 30 anos de luta e envolvimento direto da Administração da Universidade na busca por manter o pagamento, desde a decisão do reitor Ibanez, que incorporou o pagamento no contracheque de maneira administrativa ainda nos anos 1990.
Foram discutidos os desdobramentos da greve e as ações que estão sendo tomadas nos âmbitos administrativo, judicial e político.
Os ex-reitores reafirmaram o apoio e compromisso com a defesa do pagamento integral do índice de 26,05% e na busca de meios para viabilizar sua manutenção, inclusive como forma de preservar a Universidade da instabilidade e insegurança, em um momento crítico para a Universidade e a Educação públicas, contando com a mediação do governo federal.
Neste sentido, manifestando publicamente sua defesa e compromisso, o jurista, professor emérito da Faculdade de Direito e ex-reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, publicou um artigo de opinião intitulado O Velho, o Mar e a URP dos servidores da UnB, no qual narra a luta da categoria ao longo de 30 anos como um “desafio à sua dignidade e perseverança”, abordando aspectos jurídicos dessa batalha, além de reflexões sobre o que é o direito, a justiça, a cidadania, o papel do Estado, entre outros.
Sobre o tema, o professor José Geraldo gravou um vídeo em que defende os direitos dos servidores técnico-administrativos da UnB, invocando a defesa da Universidade Pública e a mediação do governo para a resolução da crise instalada na instituição.