Enfrentar a extrema-direita na Universidade de Brasília! Participe da atividade organizada pelo SINTFUB, ADUnB e DCE
A Universidade de Brasília (UnB) sediará a atividade “Em defesa da universidade pública frente às investidas da extrema-direita”, em 17 de junho. O evento é mais um importante momento de enfrentamento político à extrema-direita na instituição.
A atividade conjunta das entidades sindicais e estudantil da Universidade de Brasília é uma resposta política em defesa da organização dos trabalhadores e dos estudantes, em seu histórico compromisso com a democracia e a luta em defesa da Universidade pública, gratuita, de qualidade, a serviço da classe trabalhadora. Para os servidores técnico-administrativos da UnB, esta é ainda uma atividade da nossa greve que no dia 20 de junho completa três meses e se enfrenta também com as medidas de corte orçamentário, e políticas neoliberal para o funcionalismo e a Educação Pública.
Uma proposta da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) que completa 47 anos além do SINTFUB (Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da FUB) e DCE-UnB Honestino Guimarães, conta com o apoio de entidades, partidos políticos, parlamentares e movimentos sociais. O evento ocorrerá a partir das 12h, no Anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências (ICC Sul).
A mesa contará com a participação de dois importantes especialistas no tema: Fábio de Sá e Silva, doutor em direito, política e sociedade pela Northeastern University (EUA), técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e indicado do governo federal à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA); Janara Sousa, professora da Faculdade de Comunicação da UnB, pesquisadora em direitos humanos, mídia e tecnologias digitais, pós-doutora pela Universidade de Barcelona, com atuação em projetos sobre enfrentamento à violência online e discursos de ódio. Também participarão dessa mesa parlamentares, representantes de sindicatos, movimentos sociais e órgãos governamentais.
Desse modo, a ADUnB-S.Sind, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), o Diretório Central dos Estudantes da UnB Honestino Guimarães e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) reafirmam seu compromisso em defesa da universidade pública, da democracia e da autonomia universitária.
Fortaleça a resistência na UnB com a sua presença!