Reitoria da UnB apresenta informe da reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República

Shares
image_pdfimage_print

A reitora Rozana Naves convocou a coordenação do SINTFUB e o Comando de Greve para uma reunião na manhã desta segunda-feira (26) para informar maiores detalhes da reunião realizada na sexta-feira (23), com a Diretoria de Articulação de Políticas Sociais, da Presidência da República. A reunião já havia sido anunciada no Boletim do Sindicato, após um vídeo da reitora divulgado nas redes sociais.

A reitoria da UnB se reuniu com parte da equipe da Diretoria de Articulação de Políticas Sociais, que participou, no dia 8 de maio, da reunião com o SINTFUB. Essa diretoria é responsável por todas as relações de trabalho na Secretaria-Geral da Presidência da República, incluindo a diretora Itanamara Guedes Cavalcante. De acordo com a reitora, a diretora Itanamara mais uma vez reforçou a informação de que o próprio presidente Lula pediu atenção com relação a essa pauta, que não é da UnB, mas de governo, e que querem viabilizar uma solução.

Segurança Jurídica e volta a normalidade

A reitora afirmou que, em sua fala, tratou do impacto que uma possível retirada deste direito terá não apenas na renda dos servidores, como também na própria universidade, reforçando a tese da segurança jurídica. Foi entregue à comissão da Presidência um documento elaborado pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), detalhando quantos técnicos e quanto representa a retirada da URP para o salário, por faixa salarial. Demonstrando também o caráter alimentar do índice, o que está pautado na decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi reforçado que “qualquer implementação diferente do que diz a decisão pode prejudicar muito não só do ponto de vista acadêmico, mas sobretudo terá um impacto social muito forte”, disse.

Nova Reunião pode acontecer essa semana

Como discutido em reunião anterior com o SINTFUB, ficou confirmada a possibilidade de a Secretaria Geral ser um mediador no diálogo a nível de governo federal, ou seja, na implementação de uma solução para a questão dos 26,05%. A reunião com a gestão da Universidade foi importante para a reitoria manifestar sua posição, referendada no CAD (Conselho de Administração) de não absorver o índice de 26,05%, e em busca de uma saída baseada no diálogo com os trabalhadores e sua entidade representativa que estão em greve há mais de dois meses, destacou a reitora.

Foi considerado incluir o Ministério da Educação, além do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), e da Advocacia Geral da União (AGU), o que teve apoio da reitoria, que inclusive já esteve em conversas no MEC com a coordenação do SINTFUB e sua assessoria jurídica. A reitoria já fez um contato com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) , a ministra Gleisi Hoffmann, e vai ser feito um pedido de agenda oficial.

Encaminhamentos

Entre outros encaminhamentos a reunião estabeleceu dois que consideramos importantes:

  1. Reunião da Diretoria de Articulação de Políticas Sociais com o SINTFUB esta semana para discutir a instalação de uma mesa de diálogo para buscar soluções para evitar a absorção dos 26,05%.
  2. Reunião da Secretaria Geral  com os diversos órgãos do governo para discutir alternativas que não seja a absorção.

“Pedi urgência no diálogo mais direto com o sindicato porque no último mês o módulo de ação judicial já foi devolvido, e não sabemos o que virá no próximo mês”, completou. Assim, a reunião com a representação sindical deve ocorrer ainda essa semana.

Diante disso, é necessário manter, ampliar e intensificar a mobilização de técnicos e técnicas da UnB, convencer outros servidores para ampliar a adesão à paralisação e a participação nas atividades convocadas pelo SINTFUB e o Comando Local de Greve (CLG). “AINDA ESTAMOS AQUI” e seguimos LUTANDO!

Assessoria Sintfub

Shares