Técnicos comparecem e fazem bonita manifestação e assembleia no MGI

Shares
image_pdfimage_print

Nesta terça-feira (3), a Assembleia do SINTFUB foi diferente. Os servidores técnico-adminsitrativos da UnB em GREVE atenderam ao chamado do sindicato e do Comando Local de GREVE (CLG) e realizaram sua assembleia seguida de manifestação em frente ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público, e também Ministério de Planejamento e Orçamento, Bloco K, da Esplanada dos Ministérios.

A assembleia contou com boa participação de técnicos que saíram dos diversos campi para cobrar da ministra Esther Dweck a segurança jurídica prevista na decisão do STF, referente aos 26,05% nos salários que foram considerados, inclusive, parcela de caráter alimentar dos trabalhadores. Decisão transitado em julgado em novembro de 2024 que até agora não foi cumprida.

Os servidores técnicos da UnB estão em greve desde o dia 20 de março. Na semana passada realizaram ato em frente à AGU (Advocacia Geral da União) que precisa enviar parecer ao Ministro Gilmar Mendes, após cobrança do ministro relator do Mandado de Segurança 28819 impetrado pelo SINTFUB, reafirmando a decisão favorável aos técnicos. E junto com seu parecer, a AGU deve enviar o Ofício da Reitoria da UnB, reconhecendo a decisão, pelo pagamento integral da parcela para todos os servidores. Dessa vez o ato foi no MGI e contou com o Parangolé dos 26,05%, animando a atividade que foi uma importante manifestação da Greve e além de fazer muito barulho em frente ao MGI ainda ocupou a Esplanada dos Ministérios, levando para as ruas a reivindicação da categoria.

Na assembleia foi apresentado um informe da Assessoria Jurídica, feito pelo Dr. Valmir Vieira e também teve a presença de membros da FASUBRA, do presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, e de diretores do SINDPD (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Informática do Distrito Federal) que está mobilizado contra demissões na DATAPREV, manifestando a solidariedade da classe trabalhadora e a importância da unidade numa Central Sindical única. O deputado distrital Fábio Felix (PSol-DF) também fez uma fala em apoio à mobilização, em defesa dos 26,05% e da universidade.

Encaminhamentos da Assembleia:

  • Reunião do Comando Local de Greve, quarta-feira (1), 9h30;
  • Caminhada no ICC na quinta-feira (3), às 9h, concentração na entrada do ICC Sul-Centro (Udefinho), campus Darcy Ribeiro;
  • Nova Assembleia dia 8/4.

 

Assessoria Sintfub

Shares