Repetidos ataques DDoS tentam derrubar site do SINTFUB

O site do SINTFUB tem sofrido seguidos ataques que estão comprometendo a sua estabilidade. Coincidência ou não, os ataques que resultam na derrubada do site se intensificou desde o dia 20 de março, data de início da greve dos servidores técnico-administrativos da UnB. É o mesmo tipo de ataque (DDoS) que o site sofreu no período da greve do ano passado.

O que é um Ataque DDoS?

O ataque DDoS (Ataque Distribuído de Negação de Serviço) visa impedir que as pessoas tenham acesso à página alvo, impedindo que as pessoas interessadas tenham acesso ao seu conteúdo.

Muitas vezes consegue resultado pois o site tem um limite, todo servidor (computador que hospeda o site) aguenta um certo número de visitantes por vez. A ataque consiste justamente em criar um tráfego falso, muitas vezes usando computadores infectados (chamados de bots ou zumbis) para acessar o site ao mesmo tempo.

Com isso o site fica sobrecarregado e trava, sai do ar, ou fica extremamente lento, afinal o servidor não consegue lidar com tantos acessos falsos ao mesmo tempo. Assim, pessoas reais não conseguem acesso, uma vez que o site ficou sobrecarregado, lento ou travou, foi derrubado.

De acordo com especialistas, esse tipo de ação tem motivação variada. Hackers que fazem por diversão, desafio; outros tem por objetivo a extorsão (pedir dinheiro para parar o ataque); mas também pode ser uma provocação, alguma iniciativa opositora.

Proteção de dados e site no ar!

O setor responsável tomou as providências necessárias para minimizar os efeitos dos ataques e proteger os dados.

O SINTFUB é uma entidade histórica, uma referência de mobilização e neste momento os técnicos estão em greve por uma reivindicação de mais de 30 anos. A categoria se mobiliza por seus direitos e a sua entidade de luta, seu sindicato, em sua versão virtual, vitrine oficial dessa mobilização, é atacada até ficar inacessível.

Os ataques acontecem, também, neste momento em que a direita se assanha na Universidade de Brasília, ameaçando o movimento organizado dos estudantes. Fica evidente a relação entre a mobilização e a tentativa de invisibilizar a luta.

Por isso consideramos importante comunicar/denunciar as razões para problemas que possam surgir relacionados ao portal do SINTFUB na internet. Os ataques voltarem a se repetir neste momento em que os técnicos estão em greve, como aconteceu no ano passado é um atentado ao movimento e à luta organizada dos trabalhadores.