“Lula, a UnB quer os 26,05%; Lula, a UnB quer Segurança Jurídica”

Shares
image_pdfimage_print

Manifestação na Praça dos Três Poderes conseguiu agenda com a Casa Civil

Na manhã desta quarta-feira (23), os servidores técnico-administrativos da UnB realizaram uma manifestação na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.

Após a Assembleia Geral realizada na Praça Chico Mendes, no campus Darcy Ribeiro, da UnB, centenas de servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília, com representantes dos diversos campi e unidades da instituição, realizaram uma manifestação performática na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto com a palavra de ordem “Lula, a UnB quer os 26,05%; Lula, a UnB quer Segurança Jurídica”.

Os técnicos que estão em greve desde o dia 20 de março e buscam sensibilizar o governo no sentido do cumprimento da decisão judicial que reconhece a segurança jurídica e alimentar da parcela de 26,05% nos seus salários. 

A decisão unânime da Segunda Turma do STF transitou em julgado em novembro de 2024, e até agora o MGI não cumpriu a sentença, e a AGU quer absorver a parcela nos reajustes que os servidores ganharam na campanha salarial do ano passado e nas vindouras.

A decisão ameaça não apenas as condições de vida, os salários e direitos dos servidores técnicos, mas também a própria universidade, que sofre com déficit de pessoal e corre o risco de ter atividades sem trabalhadores nas mais diversas funções.

“Fomos chamar a atenção do Palácio do Planalto para nossa greve e nossa reivindicação”, explicou o coordenador do SINTFUB, Maurício Sabino. “Se prevalecer a orientação do TCU/AGU/MGI ficaremos sem aumento até que seja absorvido esse índice de 26,05%, ou seja, passaremos os próximos anos sem aumento. O que agrava uma situação que já existe. Os salários dos servidores da universidade são os mais baixos do serviço público, o que provoca uma grande evasão de técnicos. Queremos que o MGI, a AGU, respeite a decisão da segunda turma do STF; e que o presidente Lula intervenha nesse sentido”, disse.

Reunião na Casa Civil

Durante a atuação performática, organizada pelos próprios técnicos, usando cartazes e os guarda-chuvas com as inscrições da palavra de ordem para o presidente Lula, representantes do governo foram até a Praça dos Três Poderes. De acordo com Maurício Sabino, “a manifestação conseguiu produzir uma reunião, uma agenda junto à Casa Civil. Estamos aguardando a Casa Civil entrar em contato com a direção do sindicato para realizar essa reunião”.

Técnicos Administrativos da UnB em Greve!
Segurança Jurídica! 26,05% para todos já!

Assessoria Sintfub

Shares