Informe FASUBRA N° 09 de 2025
Glauber Braga é um deputado federal do PSOL eleito pelo Estado do Rio de Janeiro
extremamente combativo, que tem disponibilizado seu mandato às minorias, à defesa
educação pública-estatal, gratuita, democrática e de qualidade, à causa Palestina e as
demais pautas de interesse da classe trabalhadora. Ainda declarou graves e importantes denúncias contra o então presidente do congresso nacional sobre o orçamento secreto.
A partir de então vem sofrendo perseguição política de seu mandato.
No dia de hoje 02/04/2024, na audiência da Comissão de Ética, o voto do relator Paulo
Magalhaes no processo foi pela cassação do mandato de Glauber, o que simboliza o
enfraquecimento dentro do Congresso Nacional das lutas em defesa das causas sociais, antirracistas, antifascistas; de modo que esse processo não é uma simples cassação de um deputado, mas a tentativa de cassação de um deputado de esquerda, aliado de nossa Federação e de nossa categoria, que teve e tem a coragem de fazer importantes denúncias.
Esse processo deve ser visto com preocupação por toda a esquerda, e também pelo
conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras, já que no Brasil sempre há tentativas da direita e extrema direita de silenciar e criminalizar movimentos sociais, movimentos
paredistas de trabalhadores e trabalhadoras, e agora também criminalizar o parlamentar de esquerda que faz importantes denúncias sobre o orçamento secreto, promovendo chantagens junto ao governo federal e tratando com morosidade, a tramitação de projetos importantes para as trabalhadoras e trabalhadores como por exemplo a LOA 2025 e a MP 1286/2024.
A FASUBRA tem se manifestado publicamente em defesa do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ), e solicitamos às entidades filiadas que se somem a essa campanha de apoio e solidariedade. Para isso, pedimos para que as entidades filiadas elaborem um breve texto contra a cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ), e enviem para os e-mails dos/as parlamentares que compõe a comissão de ética. Os e-mails estão listados a seguir, e pedimos para que enviem o texto com cópia para o e-mail da FASUBRA
(secretaria@fasubra.org.br). Nesse momento, o Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) pediu vista do processo, para questionar o voto do relator Paulo Magalhães, que movido por interesses antagônicos ao da defesa da democracia, do serviço público e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, indica pela cassação do Deputado Glauber Braga (PSOLRJ).
dep.albuquerque@camara.leg.br; dep.anapaulalima@camara.leg.br;
dep.brunoganem@camara.leg.br; dep.delegadoramagem@camara.leg.br;
dep.domingossavio@camara.leg.br; dep.gutembergreis@camara.leg.br;
dep.jackrocha@camara.leg.br; dep.joaoleao@camara.leg.br;
dep.julioarcoverde@camara.leg.br; dep.juniorlourenco@camara.leg.br;
dep.leurlomantojunior@camara.leg.br; dep.lucianovieira@camara.leg.br;
dep.marciomarinho@camara.leg.br; dep.marcospollon@camara.leg.br;
dep.paulomagalhaes@camara.leg.br; dep.ricardomaia@camara.leg.br;
dep.sidneyleite@camara.leg.br;