FASUBRA NA LUTA PELO CUMPRIMENTO DO TERMO DE ACORDO DE GREVE

Do Informe FASUBRA N° 09 de 2025

FASUBRA NA LUTA PELO CUMPRIMENTO DO TERMO DE ACORDO DE GREVE

Após a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2025, a FASUBRA itensificou nos últimos dias a pressão pela tramitação e a aprovação da Medida Provisória 1286/2024 que trata do nosso reajuste salarial e demais itens do acordo de greve assinado em 2024.

A FASUBRA atua em duas frentes. A primeira frente é junto ao MEC e o MGI, solicitando reuniões para cobrar o cumprimento de parte do Acordo de Greve que já pode ser efetivado frente a aprovação da LOA 2025 e a vigência da MP. A outra frente é junto à Câmara Federal, pressionando os parlamentares pela tramitação e aprovação dessa MP contemplando as emendas que a Federação articulou em fevereiro, que buscam corrigir as imprecisões constantes no texto da MP.

No dia 26 de março de 2025, a FASUBRA se reuniu com as Centrais Sindicais (CTB, CUT, CSP CONLUTAS e INTERSINDICAL Central Sindical) para solicitar a intermediação junto à presidência da Câmara Federal e à presidência do Senado Federal, para uma audiência com a FASUBRA com o tema relacionado à tramitação da MP 1286/2024. Além disso, a FASUBRA solicitou apoio das Centrais Sindicais na intermediação junto ao MGI, para que a FASUBRA possa apresentar o teor das Emendas Parlamentares articuladas com Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Verde (PV); com a intenção de apresentar ao governo a reivindicação para que se essas emendas parlamentares, uma vez aprovadas pelo Congresso Nacional, não sejam vetadas pelo poder executivo.