Bolsonaristas, tirem as mãos da UnB!

Shares
image_pdfimage_print

A Plenária Nacional da FASUBRA realizada entre os dias 14 e 16 de março, aprovou uma moção de repúdio, proposta pelos delegados e a coordenação do SINTFUB, diante da ação e provocação de grupo que se autointitula de direita no campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília.

O texto e a participação na mobilização da comunidade universitária também foram aprovadas na Assembleia Geral dos servidores técnico-administrativos da UnB, realizada na quinta-feira (20). A primeira manifestação conjunta das entidades de técnicos, docentes e estudantes, entre outros, está prevista para segunda-feira (24), às 16h30, no ICC Norte (Ceubinho). Participe!

Leia a Nota:

Bolsonaristas, tirem as mãos da UnB!

Um vídeo circula a internet com um grupo de jovens que se reivindicam de direita mostrando espaços da Universidade com a promessa de promover uma “limpeza“. Enquanto isso, espaços estudantis tiveram imagens relacionadas ao comunismo cobertas com tinta branca, ou seja, além do vídeo, do discurso, da ameaça, e da provocação típica da extrema-direita, indicam estar dispostos a atuar concretamente: “isso aqui não é nem um terço do que a gente vai fazer no dia 24”, dizem no vídeo, e afirmam: “o que a esquerda sujou a gente que é de direita vai limpar”.

Nós servidores técnico-administrativos em Educação manifestamos nosso repúdio à tentativa de setores de direita de intimidar o movimento estudantil e a mobilização da esquerda na Universidade. Esses setores ligados ao bolsonarismo tentam deslegitimar e intimidar estudantes e o movimento estudantil organizado, bem como a defesa e solidariedade aos povos oprimidos do mundo, como a denúncia do genocício em Gaza e apoio ao povo Palestino. É necessária uma reação à altura.

Os Centros Acadêmicos, os espaços estudantis, assim como as entidades e espaços de organização de servidores, técnicos e docentes, de todos os trabalhadores, são pilares para a organização coletiva e luta política na universidade. É necessário defender esses espaços com unidade e firmeza. Isso faz parte da defesa da Universidade popular, democrática, pública e de qualidade, para a classe trabalhadora, lugar de Pesquisa, Ciência, liberdade, autonomia, soberania e emancipação.

A tentativa de silenciar a solidariedade internacional e a luta dos setores organizados da universidade não passará. Sem anistia para golpista. Fascistas não passarão!

Servidores técnico-administrativos da UnB, 

Brasília, 20 de março de 2025.

Assessoria Sintfub

Shares