III CONGRESSO MUNDIAL CONTRA O NEOLIBERALISMO DA EDUCAÇÃO
Aconteceu no Rio de Janeiro o III Congresso Mundial contra o neoliberalismo na Educação nos dias 11 a 14 de novembro com grandes debates, divididos em oito eixos temáticos, abordando os ataques do Capital à Educação, a mercantilização do ensino e a luta em defesa da educação como parte dos direitos humanos e trocas de experiência, relatos importantes dos ataques do neoliberalismo na educação em vários países do mundo, estiveram presentes as delegações como a dos Estados Unidos, do México, da Costa Rica, do Panamá, da Colômbia, da Argentina, da Venezuela, Uruguai, Paraguai, do Chile, Porto Rico além das participações, por vídeo, da Espanha, Inglaterra, Suécia e Escócia.
O evento contou com mais de 1300 inscritos, destes mais de 600 estudantes que tiveram um papel importante na luta em defesa da educação pública de qualidade, o movimento estudantil participou ativamente de todo o congresso.
A FASUBRA participou ativamente na organização do evento, na mesa de abertura do evento, além de duas mesas temáticas: “Organização de classe e democracia: uma relação conflitiva?” e “Questões raciais, gênero e classe”, uma grande contribuição na luta em defesa da educação pública gratuita e contra o neoliberalismo e a mercantilização da educação, estiveram presentes representando a entidade o(a)s diretores: André Nascimento, Clodoaldo Gomes, Francisco de Assis, Helena Nara e Wagner Vieira.
O III Congresso Mundial aprovou um apelo para impulsionar um processo internacional de articulação sindical e estudantil, congregando os trabalhadores e trabalhadoras da educação com os movimentos pedagógico e de educação popular na construção conjunta de resistências antineoliberais e anticapitalistas. O chamado propõe a convergência de perspectivas destes diferentes segmentos sociais, que têm em comum a compreensão da importância de consensuar posições e coordenar esforços em defesa da educação pública e contra o neoliberalismo na Educação, bem como contra a ofensiva capitalista sobre os sistemas escolares e universitários.
Outra importante deliberação aprovada pelo plenário foi a construção do IV Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação, para 2026. Já em abril do próximo ano acontece no México, a Conferência Organizativa do IV Congresso.