Na quarta-feira (11), a FASUBRA divulgou seu Informe de Direção n° 1 do mês de setembro.
O Informe de Direção da FASUBRA Nº 1 de setembro (clique aqui), de 11 de setembro de 2024, faz uma leitura dos 70 dias desde o encerramento da histórica greve deste ano nos 45 anos de história da FASUBRA “na vanguarda da defesa dos
direitos da classe trabalhadora”.
EBSERH: O Informe de Direção traz a orientação para os sindicatos de base “cobrarem da superintendência da EBSERH e da administração central das universidades (reitoria) que possuem hospitais universitários geridos por esta empresa, com base na lei de acesso à informação, Lei N° 12.527/2011, acesso aos relatórios produzidos sobre a gestão e resultados dos hospitais relativos aos últimos cinco anos ou o tempo que durar o contrato, caso o contrato tenha menos que cinco anos”.
O documento traz uma discussão política sobre as eleições municipais deste ano, uma moção de apoio à greve do INSS que foi judicializada, e Nota de apoio ao Deputado Federal do PSol-RJ, Glauber Braga, que teve pedido de cassação do mandato protocolado na Comissão de Ética a pedido de parlamentares de direita, por causa de seu posicionamento que se contrapõe em diversos temas à extrema-direita.
Taz ainda informes da participação da direção da entidade em eventos relacionados à luta dos direitos dos trabalhadores, como a Audiência Pública com o tema: Aposentados, aposentadas e pensionistas – contribuições previdenciárias, realizada no dia 3 de setembro na Câmara dos Deputados.
No calendário de atividades de servidores técnico-administrativos nacionalmente, faz a convocação da Plenária de Aposentados da FASUBRA a ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro, entre outras atividades.
Leia também:
O Informe de Direção da FASUBRA Nº 5 de agosto, de 30 de agosto de 2024 (formato PDF), traz a convocatória da Plenária Nacional da FASUBRA que será realizada nos dias 28 e 29 de setembro em Brasília e do Seminário de Carreira que antecede a Plenária e também será realizado em Brasília, na UnB, nos dias 26 e 27 de setembro.
O documento também faz divulgação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na qual a FASUBRA tem assento com representação na bancada sindical. Outra informação é sobre a participação de dirigentes da Federação em Audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação realizada no Senado Federal. Realizada no dia 26 de agosto, esta foi a primeira de dez audiências públicas sobre o projeto do Executivo (PL 2.614/2024) que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Além de temas relacionados à Coordenação LGBTI+ da entidade.